Preparação Espiritual para o Círio completa 50 anos

O evento ocorre de maneira presencial e deve receber cerca de 2 mil pessoas para a formação para os encontros de peregrinação.

 

Em 2022, os encontros de peregrinação rumo ao Círio completam 50 anos. No próximo dia 28 de agosto, as pessoas que se disponibilizam para trabalhar como dirigentes de peregrinações vão receber a formação necessária para ministrar os encontros realizados em várias residências e empresas de Belém. Será uma “Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação”, na sede campestre da Assembléia Paraense, a partir das 8h30. A formação será ministrada pelo padre João Paulo Dantas, orientador e revisor do livro das peregrinações, com missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Durante o encontro, o grupo, estimado em duas mil pessoas, será auxiliado sobre como usar o Livro das Peregrinações, quais as comunidades receberão a visita de imagens da Santa, além de serem explicados os temas de cada encontro. Todos conhecerão passo a passo a fundamentação para os nove encontros que formam o ciclo de peregrinações das imagens.

Para ser um dirigente de peregrinação basta se identificar com o trabalho. Todos os anos são lançados convites nas paróquias e, quem quiser, pode participar. “Os encontros marcam a contagem regressiva para a festa do segundo domingo de outubro e este evento é fundamental para a realização das peregrinações”, afirma o diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

O início das peregrinações começa após o Dia do Mandato, quando são abençoadas as imagens dos devotos. A celebração está marcada para o dia 29 de agosto, em que todas as missas serão Missas do Envio, isto é, em todas as missas do dia os fiéis podem levar suas imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem abençoadas, na Basílica Santuário. As missas acontecem às 7h, 8h30, 12h e às 18h, a missa oficial, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa. Para os organizadores, a Missa do Mandato marca oficialmente o primeiro ato da Festividade Nazarena. 

História

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi criada em 1972 pelo padre Giovanni Incampo, então pároco da Basílica Santuário, com o intuito de uma melhor preparação espiritual dos devotos para o Círio. Em junho deste mesmo ano, o Padre Redentorista Daniel Tamaccia veio à capital do Estado do Pará como pregador do Círio. Ele, que na região Sul do país já tinha experimentado a eficácia evangelizadora da peregrinação, sugeriu ao padre Giovanni que, ao invés das pregações ocorrerem somente durante a quinzena da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, se fizesse uma prévia evangelização um mês antes da procissão do Círio. 

Diante disto, o Padre Daniel Tamaccia preparou um esquema de orações para que as pessoas se orientassem durante as peregrinações. Àquela altura, foram providenciadas 300 imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem distribuídas aos leigos que trabalhavam na Basílica e que formavam os grupos evangelizadores. Cada grupo se comprometeu a visitar cerca de 30 famílias. Logo no primeiro ano, as peregrinações aconteceram em, aproximadamente, 9 mil residências. Durante os 30 dias de peregrinação, todas as famílias abriram as portas de suas casas para a Virgem de Nazaré. Foi uma verdadeira evangelização. A nova programação funcionou tão bem que, no ano seguinte, outras paróquias de Belém também pediram para realizar as peregrinações.

Atualmente, igrejas de vários municípios do Estado se envolvem nesse processo de evangelização. Em 1994 foi introduzido o Livro 15 das Peregrinações, um guia que inspira e aproxima os fiéis durante as romarias pelos lares paraenses, que acontecem nos meses de agosto e setembro, em preparação para o Círio. “Cinquenta anos depois da primeira peregrinação nas residências, os grupos de evangelização se multiplicaram tanto que, atualmente, mais de dois mil dirigentes participam das peregrinações e, aproximadamente, 120 mil residências são visitadas durante o período”, finaliza Xerfan. 

Kits dos encontros

Os kits com uma Imagem de Nossa Senhora, 10 cartazes e 10 livros, serão vendidos a partir de agendamento das paróquias, na loja Lírio Mimoso, ao custo de 35,00 cada kit, somente mediante ofício dos párocos, não será vendido para o público em geral. Já os livros serão vendidos após a Missa do Mandato, no valor de R $3,50, para o público em geral, também na loja Lírio Mimoso e pela loja virtual no link https://basilicadenazare.com.br/loja/. Serão impressos 80 mil exemplares do livro este ano. Os interessados também poderão baixar o livro em PDF no site www.ciriodenazare.com.br e no app oficial do Círio. 

 

Serviço: 

Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação

Data: 28/08

Horário: 8h30

Local: sede campestre da Assembléia Paraense, na Almirante Barroso

Venda de kits e livros na Loja Lírio Mimoso, R. da Basílica, Av. Nª Sra. de Nazaré, s/n. Valor: R$ 35,00 (somente para Paróquias)

Livro: R$ 3,50 (para o público em geral)

Link loja virtual: https://basilicadenazare.com.br/loja/

Livro em PDF: www.ciriodenazare.com.br

 

Dia do Mandato

Data: 29/08

Horários das missas: 7h, 8h30, 12h e às 18h

Local: Basílica Santuário

 

O Círio 2022

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador master o Banpará e a Vale e os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Equatorial Energia, Esamaz, GEAP Saúde, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Hotel Grand Mercure Belém, ITA, Oncológica do Brasil, Reinafarma, Sicoob, Tramontina e Unimed Belém. Como apoiadores master Bradesco, Alucar Veículos, CN Produções, Lotus Consigned Center, Jeffersom e Refrigerantes Cerpa.

Compartilhe essa Notícia

Leia também