Futuros Diáconos recebem o Leitorato

Arcebispo de Belém, Dom Alberto, investiu na função 34 candidatos durante Missa

 

A Escola Diaconal Santo Efrem celebra a conclusão de mais uma etapa da formação dos candidatos ao Diaconato na Arquidiocese de Belém. Sábado, 10, às 19h, na Paróquia São Pio X, em Ananindeua, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, instituiu o Leitorato para 34 homens que almejam servir à Igreja de Belém como diáconos, oriundos de várias paróquias da Arquidiocese de Belém.

A Missa Solene para a investidura dos servos na função contou com a presença do povo de Deus, de amigos e familiares dos candidatos, e membros do clero, como o cônego Roberto Cavalli, Cura da Sé, o reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Francisco de Assis Maria de Oliveira, padre Lindomar Pinheiro, Vicariato dos Diáconos Permanentes, e outros representantes do clero arquidiocesano, recepcionados pelo padre Humberto Brito, diretor da Escola Diaconal.

Os candidatos confirmam a vocação ao Diaconato em quatro anos de formação. Eles já passaram pelo processo propedêutico de seis meses e neste ano de 2022 estão cursando o terceiro ano, com previsão de ordenação para dezembro de 2023, quando haverá a instituição do acolitato.
O candidato entra na Escola Diaconal para cursar quatro anos de formação. Logo, é instituído Ministro Extraordinário da Comunhão, assistindo padres, doentes e na Missa distribui a comunhão. Participa da Cáritas Arquidiocesana e toda a atividade caritativa da Igreja na paróquia para onde é indicado a atuar no serviço.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também