Guarda de Aparecida celebra aniversário

O efetivo de 100 voluntários atua no segundo Santuário Mariano de Belém

A alegria em servir e evangelizar são as principais motivações que animam a vida missionária de jovens e adultos que se preparam para celebrar os 24 anos de fundação da Guarda de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Os membros formados à base dos ensinamentos da Igreja, onde aprendem os valores cristãos e sobre a partilha da sua missão com a sociedade, fundamentam o trabalho desenvolvido pela guarda pastoral do segundo santuário mariano, localizado no bairro da Pedreira, na Arquidiocese de Belém.

A Guarda foi criada em 15 de agosto de 1998 e o atual efetivo é 100 voluntários que atuam na acolhida dos fiéis na Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pertencente à Região Episcopal Santa Cruz. O efetivo atua, diariamente, nas Missas e, além da acolhida dos fiéis, acompanha as celebrações eucarísticas nos momentos dos ritos do ofertório e da Sagrada Comunhão. O festejo pelo aniversário será com Santa Missa no dia 15 de agosto às 18h30, seguido de coquetel.

Afora a participação nas Missas, a Guarda é responsável por todos e quaisquer eventos que envolvem a participação dos fiéis, como caminhada, carreata ou procissão no Santuário, organizando trajetos, andor e cuidados com o deslocamento dos fiéis. A Guarda também desenvolve um significativo trabalho social perante a comunidade em ações como doação de cestas básicas, visitas a asilos e ações sociais. Neste ano de 2022, a Guarda foi responsável pela organização do evento 1° Animados pela Padroeira, momento recreativo realizado pelo Santuário de Aparecida. Quando requisitada por outras paróquias, a Guarda pode prestar os serviços solicitados, desde que tenha disponibilidade e autorização da sua coordenação.

A Guarda atua no serviço missionário sob a direção espiritual do seu pároco, o padre Wagner Maria, a quem muito agradecem os membros pelo seu apoio. “Agradecemos também pelo apoio de pastorais e movimentos, pelas preces da comunidade paroquial e pelo apoio recebido por parte da Igreja de Belém nesses 24 anos de existência da nossa Guarda de Nossa Senhora. Tudo isso é fruto de um longo trabalho e dedicação em busca da unidade e santidade de todos”, declara o guarda Deuzimar Santos, que já integra o efetivo há quase 14 anos.