O Santo Mártir que se tornou defensor da Igreja recebeu homenagens na Arquidiocese de Belém nas paróquias localizadas na Sacramenta, Icoaraci e Santa Bárbara. Os festejos ocorreram em 20 de janeiro, Dia de São Sebastião.
Na Paróquia São Sebastião, no bairro da Sacramenta, a programação começou às 7h, com missa presidida pelo Pároco, Padre Pedro Diocrésio e, às 9h, pelo Padre Francisco das Chagas Souza, Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo. Às 12h acorreu a novena em honra a São Sebastião conduzida pelo Padre Pedro Diocrésio.
A festividade aconteceu de 11 a 20, com tema: “São Sebastião, ajudai-nos a falar com sabedoria e ensinar com amor”. Nesse período houve sempre celebração de missa, às 19h, seguida de programação cultural.
Em Icoaraci, a centenária Igreja de São Sebastião (Orla de Icoaraci) que pertencente a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, a programação começou às 17h30, com a saída da carreata com da Imagem de São Sebastião da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças em direção a Igreja do padroeiro na Orla de Icoaraci.
Na chegada, Missa Solene presidida pelo Pároco Padre Agostinho Cruz. A programação foi transmitida pelas redes sociais da paróquia. A festividade iniciou no dia 16 e seguiu até o dia 20, com tema: “São Sebastião, ferido de amor por Cristo, valente testemunha da fé.”
No Município de Santa Bárbara, a Paróquia Santa Bárbara também tem como padroeiro São Sebastião, e este ano o tema da festividade é “Sob a intercessão de São Sebastião, as famílias sejam fortalecidas na fé” e aconteceu de 15 a 23 com missas diárias sempre às 19h30, seguindo com programação cultural.
No dia 20, dia do padroeiro, a programação começou às 17h, com Adoração Santíssimo e Santa Missa, às 19h30, presidida pelo Pároco Padre Francimar Ferreira Lopes e em seguida programação cultural.
No domingo, 23, a carreata da 91ª edição do Círio de São Sebastião, saiu e retornou da própria Igreja Matriz (Santa Bárbara). Na chegada, missa presidida pelo Padre Francimar Ferreira Lopes. O encerramento da festividade se deu com a celebração de Missa Solene, às 19h30, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, seguida de programação cultural.
São Sebastião, soldado romano e cristão
São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.
No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião, sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.
Por isso, São Sebastião é conhecido por servir a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.