Igreja de Belém homenageia a Virgem de Fátima

Paróquia movimenta paroquianos para a festividade no bairro de Fátima

 

A festa de fé e devoção a Nossa Senhora de Fátima, anualmente, atrai muitos fiéis na capital e de municípios vizinhos para vivenciar a festividade que a Arquidiocese de Belém realiza na Paróquia dedicada à santa, situada no bairro de mesmo nome. Aberta dia 1º de maio, a festividade segue até o dia 14 com atividades religiosas e culturais alusivas ao tema “Com Maria, caminhamos juntos na alegria do evangelho”.
A programação será dirigida pelo pároco, cônego Sílvio Trindade, à frente da paróquia há três anos, desde o dia 16/02/2020, e de onde vem vivenciando a missão de 16 anos de sacerdócio. Integrante do Cabido Metropolitano da Catedral de Belém, ele também é o Vigário Episcopal da Região Santa Maria Goretti, da qual faz parte a Paróquia de Fátima.

O cartaz deste ano, desenvolvido por Everton Ronniery, traz Nossa Senhora de Fátima com os pés sobre uma nuvem, em cima de ramos da Azinheira. A árvore Azinheira, conhecida por ser resistente e robusta e de fácil adaptação aos solos pobres, foi escolhida como símbolo de devoção. Os frutos fazem alusão aos fiéis que propagam o evangelho. A arte também contém sete velas que simbolizam os sete dons do Espírito Santo.
Na base do cartaz, uma homenagem aos 10 anos de pontificado do Papa Francisco e aos 50 anos de sacerdócio de Dom Alberto Taveira. A inspiração pós-pandemia, foi para trazer a esperança aos lares e corações dos paraenses. Por meio da arte se recorda que Nossa Senhora de Fátima é “Mestra de vida espiritual”, inspira confiança e perseverança na fé.

A festividade consta de Missas diárias, procissões e eventos culturais, como apresentações de bandas locais na Praça Santuário. Além disso, também é possível passear pela praça, adquirir lembranças e brinquedos e saborear comidas típicas.

PEREGRINAÇÕES – Nossa Senhora de Fátima renova na vida de cada paroquiano ou devoto a experiência de fé, esperança e caridade durante encontros, novenas e celebrações eucarísticas. De março até o mês de maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita às famílias no território paroquial, órgãos oficiais e organizações empresariais, como parte da programação rumo à preparação para a festa da padroeira.

A PROCISSÃO DAS VELAS
Realizada no dia 12 de maio, após Missa Solene em honra de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira, a procissão tem início e fim na Paróquia de Fátima. Nessa noite, os fiéis iluminam todo o percurso com suas velas acesas, este ano com uma alteração: o Movimento Arquidiocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha fará o cordão de isolamento do carro que leva a imagem a de Nossa Senhora.
Desde as primeiras procissões, ainda em março, alguns elementos foram incorporados à grande romaria: o Terço, simbolizando as contas dos pedidos a Nossa Senhora de Fátima, para que se rogue pela humanidade, e a Coroa, simbolizando sua realeza como rainha dos fiéis que, pedem a paz no mundo, principalmente, neste período de guerra.

A festividade vem envolvendo milhares de pessoas nos últimos anos, desde a organização até a grande Procissão das Luzes no dia 12, que leva, anualmente, cerca de 300 mil devotos para as ruas da capital paraense para manifestar sua fé durante o percurso. Este ano, a festividade está sob a coordenação geral de Walter Maia e do vice, Aldo Oliveira, que recebem também o apoio de órgãos públicos de Belém.
A procissão leva a imagem da Virgem de Fátima é conduzida em carro especial, cedido e conduzido pelo Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN); e dois carros (de Promessa e dos Anjos). Com o passar do tempo, também, outras romarias e eventos foram integrados ao calendário oficial que conta, hoje, com seis romarias: procissão de Abertura, Ciclo Romaria ao Grêmio Literário e Recreativo Português, a Procissão das Velas, à Paróquia de Fátima (Icoaraci) e a procissão do Adeus, tradicionalmente realizada pelos portugueses em Fátima.

A PARÓQUIA
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 13 de maio de 1967, em comemoração às aparições da Virgem Maria na cova da Iria, em Fátima (Portugal). A igreja foi erguida em 27/04/1972. Antes disso, a comunidade reunia-se e celebrava na capela da Divina Providência das irmãs Angélicas.
O padre José Freitas Leite atuou na comunidade de 1965 a 1969 e, encantado pela devoção a Nossa Senhora de Fátima, após uma visita à cidade de Fátima, em Portugal, compartilhou a sua experiência de fé com muita motivação, levando a realização de novenas por alguns paroquianos, com a presença da imagem de Nossa Senhora e muitas velas acesas, prática que crescia a cada ano.
Durante algum tempo, esses devotos se deslocavam em procissão até a Basílica de Nazaré, e com a chegada do padre Antônio Moraes Oliveira, em 1981, esse percurso foi invertido, saindo da Basílica para a Igreja de Fátima. Depois de anos, o trajeto da procissão mudou, a festividade ampliou-se, bem como aumentaram, consideravelmente, as peregrinações em família e o número de visitas dos devotos à paróquia. Hoje, é uma das maiores manifestações de fé do povo paraense.

REDES SOCIAIS
A Paróquia de Fátima está nas redes sociais, podendo ser acessada pelo Facebook, Instagram e YouTube, por onde os fiéis podem acompanhar as missas e eventos da igreja, transmitidos ao vivo no @santuariodefatimabelempa

Compartilhe essa Notícia

Leia também