Igreja dos Capuchinhos realizou abertura solene da exposição de presépios

Quando chega o mês de dezembro muitos devotos católicos começam a montar seus presépios em casa. O que poucos sabem é que a tradição de montar presépios ganhou força em 1223, quando São Francisco de Assis montou pela primeira vez um presépio na cidade de Greccio, na Itália. Para celebrar os 800 anos deste marco histórico, a Igreja dos capuchinhos, em Belém, convida fiéis e artistas a participarem a Exposição colaborativa “Greccio de todos nós”.

A exposição reúne em torno de 20 presépios de paroquianos e colecionadores. Destaca-se a diversidade dos presépios selecionados, vindos de várias parte do mundo e inspirados em diferentes culturas como a européia, africana e amazônica. Entre os materiais usados na produção estão alumínio, miriti e papel. Uma das artistas participantes da exposição é a designer Dynábia Negrão, que também atua como professora de desenho no projeto muldisciplinar da Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos. A professora explica como o presépio foi montado. “Os alunos fizeram desenhos com os personagens do presépio. Depois reunimos todos os desenhos e montados a obra que estará exposta ao público”.

De acordo com a coordenadora da exposição, Isabel Lopes, o principal objetivo da iniciativa é relembrar a origem do culto à natividade de Cristo com o primeiro presépio criado por São Francisco de Assis há 800 anos. “Para nos ajudar com esse trabalho, a comunidade foi convidada a expor o seu presépio para que, juntos, possamos expor uma variedade de exemplares afim de incentivar nossos visitantes a manter viva sua tradição que põe em evidência a importância do nascimento do Cristo, Deus vivo que se encarnou no seio da humanidade fazendo-se pobre. Depois das inscrições, foi feita a seleção dos presépios”, declara. Os presépios foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: a originalidade (o caráter único e inovador da obra), a criatividade (presépios feitos de diferentes materiais e origens), a sacralidade (objetos que proporcionem uma experiência de veneração e respeito) e o tamanho (presépios que caibam em uma mesa).

A abertura solene da exposição “Greccio de todos nós” ocorreu na segunda-feira às 19h30. O pároco Frei Luis Rotta esteve presente junto com a equipe de organização e conduzirá a abertura. A exposição teve início no dia 25 de Setembro poderá ser visitada até o dia 04 de outubro. O evento integra a festividade 2023 da Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos, no bairro de São Bráz.

Serviço:
Exposição “Greccio de Todos Nós”
Salão Bento XV – Casa da Palavra – Igreja dos Capuchinhos / Endereço: Travessa Castelo Branco, São Bráz.
Contatos:
Fátima Avelar – 91 982509543
Isabel Lopes 91989475010

Texto : Erlane Santos / Pascom Pároquia São Francisco de Assis
Fotos: Gisele Nogueira / Pascom Pároquia São Francisco de Assis

Compartilhe essa Notícia

Leia também