Ilha de Mosqueiro realizará o Círio dia 11

Toda a Festividade para Nossa Senhora do Ó será com atividades presenciais até dia 18

 

O Distrito de Mosqueiro já vem se preparando para as homenagens para Nossa Senhora do Ó. Uma verdadeira maratona de procissões deve movimentar a ilha, distante 70 km de Belém, a partir do dia 6 de dezembro com carreata dos órgãos de segurança, se estendendo até o dia 18 com a festividade e shows culturais. Segundo a programação da paróquia, situada à praça da Matriz, no centro de Mosqueiro, serão 13 procissões, com destaques para Caminhada da Fé, Círio Fluvial, Círio das Crianças e homenagens de ciclistas e motociclistas. O Círio é celebrado no segundo domingo de dezembro.

Este ano, não haverá restrições. A procissão volta ao formato normal com os tradicionais carros de anjos, trio elétrico, homenagens dos romeiros, moradores e grande participação de crianças e pessoas idosas. O coordenador do evento, Fernando Feitosa, aguarda por uma participação recorde de romeiros para celebração da paz e amor entre os devotos. A temática do Círio de número 137 de Nossa Senhora do Ó enaltece a figura da Maria, mãe de Jesus, como grande símbolo da comunhão, participação e missão da igreja católica.

Peregrinações
Igualmente a Belém, Mosqueiro realiza um ciclo de preparação ao grande dia da romaria. As peregrinações até o final do mês de novembro, conduziram a imagem de Nossa Senhora do Ó em visitas a paróquias, residências, escolas, empresas e órgãos públicos da bucólica. No Hospital Geral de Mosqueiro, a imagem foi recebida pelo diretor Eduardo Barros.
“Ficamos muito felizes com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Ó no Hospital Geral de Mosqueiro e aproveitamos para compartilhar nossa emoção, agradecer e pedir que ela continue abençoando e iluminando nosso trabalho, que é de cuidar da saúde dos moradores de Mosqueiro”, disse o diretor, na manhã de sexta-feira, 25.

Programação
A festa em honra a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Mosqueiro, soma 13 procissões. A primeira – a dos órgãos de segurança – sai de Caranandubapara a sede do Grupamento de Bombeiro Militar, no Farol.
Grandes eventos continuam nos dias seguintes com romarias, carreatas e a grande Caminhada da Fé, saindo do Furo das Marinhas para a praça da Vila, quando será inaugurada a decoração noturna da igreja Matriz. “A Caminhada da Fé é uma prova de resistência para os romeiros, mas que a cada ano, a gente percebe o aumento do número de fiéis”, comenta o coordenador do Círio, Fernando Feitosa.

Turismo
O Círio de Mosqueiro também é uma vitrine às atividades turísticas do distrito. Segundo Fernando Feitosa, o percurso das romarias cruza por locais de grande movimentação de público e também de elementos históricos da arquitetura, como a capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado; meio ambiente e região ribeirinha.
Por meio do Círio Fluvial, por exemplo, os devotos poderão conhecer a região dos rios Caruaru, Pratiquara, Muribira e Tamandaquara, que formam parte da grande bacia hidrográfica de Mosqueiro. “Lugares poucos conhecidos do público, mas que a devoção a Nossa Senhora do Ó consegue mostrar e pedir para serem preservados porque são fontes de vida para milhares de pessoas e animais”, destacou.

Gastronomia
A festividade também destaca o valor da gastronomia de Mosqueiro, que ano passado, vivenciou o circuito com participação das barracas e restaurantes, além de abrir a primeira turma do curso pela Universidade do Estado do Pará. A festividade terá ponto especial para comercialização das iguarias na praça da Vila, além de shows com artistas locais no período de 11 a 18 de dezembro.

Compartilhe essa Notícia

Leia também