Inicia a quaresma: tempo é de conversão

Também começa a mobilização da Igreja e da sociedade pela Campanha da Fraternidade

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concedeu entrevista coletiva à Imprensa, em Brasília, na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, para o lançamento da Campanha da Fraternidade, cujo tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

O objetivo da Campanha da Fraternidade é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome, por meio de compromissos que transformem essa situação à luz do Evangelho de Jesus Cristo. Esta será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade tem como temática o combate à fome. O tema foi trabalhado em 1975, com o lema “Repartir o pão” e em 1985, “Pão para quem tem fome”.

A cerimônia de lançamento aconteceu às 10h, sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais da CNBB https://www.youtube.com/cnbbnacional e pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (Rede Nazaré de Televisão – canal 30, Rádio Nazaré FM 91.3, Portal Nazaré e redes sociais da instituição).


A cerimônia de lançamento da CF 2023 iniciou com a Missa na Capela N. Sra. Aparecida, na sede da CNBB, às 9h, presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelos padres assessores da CNBB. Às 10h, dom Joel e o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, acolheram a imprensa às 11h no auditório D. Helder Câmara, sede da entidade.

Belém
Na Arquidiocese de Belém, a abertura da Campanha será dia 25, com Missa às 8h30, na Catedral, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, Monsenhor Paulo Andreolli, Bispo nomeado, e o clero arquidiocesano.

Cinzas
A Igreja iniciou a Quaresma na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro e, encerra na Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa (6 de abril), período recomendado à reflexão, conversão, prática de penitência e jejum, em preparação à Páscoa do Senhor, 9 de abril.
Na Arquidiocese de Belém foram celebradas, ao longo do dia, 22 Missas com imposição das Cinzas nas paróquias das oito Regiões Episcopais, presidas por párocos e vigários de acordo com programação paroquial.
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, presidiu às 19h, na Catedral, já Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, conduziu às 12h, na Capela da Residência Episcopal, celebrações serão transmitidas pelos meios de Comunicação da Arquidiocese.

Vaticano
Papa Francisco celebrou em forma de “Estações” romanas, às 16h30 (Roma), na Igreja de Sto. Anselmo no Aventino, liturgia da Statio, e procissão penitencial rumo à Basílica de Santa Sabina. A procissão com cardeais, arcebispos, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, padres dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis. Ao final da procissão, houve Missa com bênção e imposição das cinzas na Basílica Santa Sabina.

Compartilhe essa Notícia

Leia também