A Arquidiocese de Belém, por meio do Setor Juventude, promoverá mais uma edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ), que ocorrerá nos dias 13 a 15 de novembro, na Paróquia São Francisco das Ilhas, na Ilha de Cotijuba. As inscrições encerraram no último domingo (07), foram disponibilizadas 80 fichas, todas preenchidas por jovens dos movimentos, grupos e comunidades da Arquidiocese de Belém.
Através de um vídeo publicado nas redes sociais do Setor da Juventude, o Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, partilhou sobre mais uma edição do Dia Nacional da Juventude.
“Os jovens são chamados a celebrar esse dia com entusiasmo, compaixão, dando graças a Deus pelo dom da vida e pela beleza da fé. Iremos à ilha de Cotijuba, passaremos três dias, para fazermos uma experiência missionária, teremos momentos de oração, reflexão, ação missionária e lazer. Essas experiências nos farão sair de nós mesmos, para percebermos a beleza das pessoas que estão ao nosso redor, o contexto das quais vivenciamos, e assim percebermos as necessidades alheias e poderemos dizer como posso ajudar e o que posso fazer”, disse Dom Antônio.
Os participantes viverão experiências missionárias, passarão três dias fazendo visitas às famílias, realizando trilhas, vivenciando momentos de oração, partilha e de fraternidade com a comunidade paroquial. Devido à pandemia, o DNJ está seguindo algumas restrições, as inscrições para participar foram realizadas com antecedência e com número de vagas reduzidas.
O DNJ é uma atividade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que surgiu em 1985, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Realizada todos os anos para celebrar a vida da juventude de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.
A cada ano, o DNJ propõe a discussões e reflexões sobre um tema relacionado à vida da juventude e dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade e norteiam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB. Este ano, tem como lema “Que seja um!” (Jo 17,21).
“O lema é um convite à unidade, para que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida. A vida é um dom precioso, e nesse tempo de pandemia que estamos vivendo os jovens são chamados a serem guardiões da vida”, explica a Comissão para a Juventude.