JMJ 2023: Cruz e Ícone estão em peregrinação na Diocese de Lamego

Desde 2 de julho a cruz ícone mariano peregrinam pela diocese de Lamego. O acolhimento dos Símbolos da JMJ coincidiu com o Dia da Família Diocesana e a 37.ª Jornada Diocesana da Juventude.

O bispo de Lamego, Dom António Couto, destaca que muitos jovens, mesmo estando fora da cidade para estudar, têm participado na preparação das principais atividades. “Há uma vitalidade juvenil intensa nesta diocese. Não é nada que eu desconhecesse. Quando vou às terras do interior a juventude comparece muito. Ainda que esteja fora. Eles têm que estar fora porque não há universidades em Lamego. Estão naturalmente fora. Mas quando há alguma coisa que exceda aquilo que é o habitual, eles comparecem. E depois vão pelo mundo. Vão para o estrangeiro, para o litoral e para as grandes cidades”.

Dom António aposta no potencial dinamizador da peregrinação dos símbolos esperando que não seja apenas uma passagem, “mas que, de fato, aconteça alguma coisa dentro das pessoas”.
À chegada da cruz peregrina da JMJ a Lamego, o próprio bispo a carregou aos ombros, recordando que já passou por tantos países, sendo levada por muitas pessoas. Sublinhou esse sentido de comunhão com os irmãos de todo o mundo. Uma cruz que representa “a cruz de Jesus” que é “a cruz da salvação”, afirmou Dom António.

O bispo ressalta também a dinâmica sinodal em curso, um caminho a ser seguido. “Porque isto não tem fim. Isto é para continuar. O essencial de um Sínodo é estar no caminho. É estar numa caravana como Jesus fez de Nazaré para Jerusalém. E nós não podemos perder ninguém. E temos de caminhar juntos, sabendo que aquele é meu irmão ainda que pense diferente de mim. Não é necessário que ele pense o que eu penso, mas que sinta que vai comigo”.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora vão peregrinar na diocese de Lamego até ao dia 31 de julho. A Jornada Mundial da Juventude ocorrerá em Lisboa em 2023.