A agenda do Papa Francisco para a visita a Portugal foi conhecida na última terça-feira, 6 de junho. O chefe da Igreja Católica estará presente na Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá entre 1 e 6 de agosto.
O Papa chegará a Lisboa às primeiras horas da manhã do dia 2 agosto, uma quarta-feira.
Seguem-se as cerimônias de boas-vindas com as mais altas instâncias do Estado português e dignitários católicos. Primeiro será recebido em Belém pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e depois no CCB o Santo Padre será recebido pelo primeiro-ministro António Costa.
Na quinta-feira, dia 3 de agosto, a visita passa por Cascais, onde estão previstos encontros com jovens. Ao final da tarde, decorrerá a cerimônia de acolhimento, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
Na sexta-feira, o dia de visita está todo concentrado em Lisboa e, no sábado, o Papa vai estar em Fátima, mas só de manhã.
O resto da visita de sábado é já em Lisboa, onde no domingo o Papa Francisco celebra a
missa da Jornada Mundial da Juventude, no Parque Tejo. A seguir, encontra-se com os voluntários, no Passeio Marítimo de Algés.
Antes da partida de volta para Roma, no final da tarde de domingo, há uma cerimônia de despedida na Base Aérea Figo Maduro, em Lisboa.
Apesar de não ter sido anunciado no programa da JMJ, o Papa Francisco vai também reunir com cerca de três dezenas de vítimas de abusos sexuais em Portugal.
A organização optou por manter em sigilo esta iniciativa, para garantir a privacidade das vítimas.
HISTÓRIA
Há quem diga que é a mais bela invenção do Papa João Paulo II, para celebrar o jubileu dos jovens inserido no Ano Santo da Redenção 1983-1984.
Esperavam-se 60 mil peregrinos. Estiveram presentes 250 mil de muitos países.