Jornada Mundial da Juventude 2023: já são 200 mil inscritos

 

No dia 23 de novembro, data que assinalava um mês da inscrição do Papa Francisco, a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 revelou que “mais de 200 mil jovens de todo o mundo já iniciaram a inscrição”. A Jornada acontecerá em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 sinaliza, assim, uma promissora disparada das inscrições neste primeiro mês.

“Com representantes de mais de 120 países inscritos, provenientes não só da Europa, mas também da África e da América do Norte, Central e do Sul, a mobilização destes jovens para a inscrição reflete a diversidade de peregrinos de todo o mundo participando da JMJ Lisboa 2023”, diz parte de nota publicada no site do evento.
O Comité Organizador Local (COL) revela que é da Europa o maior número de inscrições provenientes de Portugal e Espanha, mas também da Polônia e Itália. “No continente americano, os países com maior representatividade são os Estados Unidos da América, o Brasil, o México e o Equador. No continente africano, realça-se a inscrição de jovens provenientes de países como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau que, historicamente, têm uma maior ligação a Portugal”, refere a nota.

A JMJ Lisboa 2023 informa que os peregrinos que queiram “aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte e segurança e kit do peregrino” deverão inscrever-se nas várias “opções de pacotes” disponíveis no site do evento. A organização sublinha que é gratuito o acesso a todas as iniciativas da Jornada de Lisboa, nomeadamente, a Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via-Sacra, Vigília com o Santo Padre e a Missa do Envio.

Segundo informações da Agência Ecclesia, “a JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam; os participantes com idade inferior a 18 anos, obrigatoriamente, devem estar integrados num grupo e o seu cuidado é confiado a um adulto do grupo, com a devida autorização dos pais ou responsável legal”.

A agência católica de notícias salienta que os valores das inscrições variam entre os 50 e os 235 euros, dependendo da opção escolhida. “A todos os pagamentos efetuados até dia 31 de dezembro de 2022, será aplicado automaticamente um desconto de 10%; os pagamentos efetuados até dia 15 de março de 2023 usufruem ainda de um desconto automático de 5%. Os participantes que escolham um pacote com alojamento incluído, serão alojados em casas de família, pavilhões, escolas, ginásios, entre outros espaços coletivos”, informa a Agência Ecclesia.

A organização da JMJ decidiu fixar que no dia 5 de agosto, depois da Vigília que será presidida pelo Papa, os peregrinos vão pernoitar no local da celebração, como nas outras edições. O Parque Tejo será o local da vigília e para tal será necessário que cada participante deve levar consigo um saco-cama.

ALEGRIA DO PAPA
O Papa Francisco, na audiência geral de quarta-feira, 23 de novembro, assinalou o Dia Mundial da Juventude celebrado na Solenidade de Cristo Rei. O Santo Padre voltou a dirigir as suas preces e pensamento para o grande encontro de Lisboa de agosto 2023, no momento em que se dirigiu aos peregrinos de língua portuguesa:
“No domingo passado foi celebrado nas dioceses o Dia Mundial da Juventude, com o pensamento dirigido para o encontro de jovens que se realizará em Lisboa no próximo ano”.
Prosseguiu o Pontífice afirmando que “a alegria de nos encontrarmos e a vontade de estar juntos são sinais fundamentais para o mundo de hoje, dilacerado por confrontos e guerras. Que Nossa Senhora guarde o nosso desejo de comunhão e de paz. Deus vos abençoe”.

Compartilhe essa Notícia

Leia também