Jovens animam missão na Prelazia do Xingu

De todo o Brasil, jovens missionários reúnem-se em Tucumã, no Estado do Pará

O Projeto “Missão Jovem” é promovido pela Comissão Episcopal da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo estimular a paixão missionária nos jovens católicos. Ela acontece todos os anos em uma área de fronteira, diocese ou prelazia carente do país, informa Dom Antônio Ribeiro de Assis, referencial do Setor Juventude na Arquidiocese de Belém, presente ao evento em Tucumã.

A primeira Missão em dezembro de 2014 na área Raposa Serra do Sol, em Roraima, a segunda em Caxias do Maranhão em dezembro 2015. A terceira foi na Arquidiocese de Palmas, Tocantins, em dezembro 2016.

A quarta Missão em julho de 2017, foi em meio às celebrações pelos 300 anos da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Naquela ocasião, a Missão passou pelas dioceses que banham o Rio Paraíba: Mogi das Cruzes, São José do Campos, Taubaté, Arquidiocese de Aparecida, Lorena, Volta Redonda e Valença (RJ).

A quinta Missão Jovem foi em Tocantinópolis, no Tocantins, em dezembro de 2019, e a sexta Missão acontece neste ano na Prelazia de Tucumã, Sul do Estado do Pará.

Acolhida
Os jovens prepararam-se para o encontro com Missa em Marabá. “Vêm chegando de longe e de perto, do campo e da cidade, jovens e adultos, padres e seminaristas, bispos e pessoas simples… Equipes de nossas paróquias preparando a acolhida de aqueles que vem “em nome do Senhor”, diz Dom Jesús Mauleón, Bispo da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, saudando-os.

“São os últimos, todos são bem-vindos. São guiados pela estrela da Fé rumo a uma nova evangelização. Não se dirigem a Belém para repetir o gesto dos pastores, nem querem crucificar de novo o Senhor da Páscoa repetindo o passado, mas sim, fazer presente aquilo que sucedeu no primórdios da Igreja e mostrar o que desejamos se cumpra agora no centro do Pará, na Igreja Particular da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã”, ressalta.

Os participantes da sexta Missão Jovem são dezenas de jovens de todo o país em missão desde o dia 15 até 25 de julho. Os missionários foram acolhidos pela Diocese de Marabá para, em seguida, viajaram por 8h para a cidade de Tucumã (PA), sede da prelazia, que recebe a Missão Jovem na Amazônia 2022.
“Nossos jovens que vieram de outros lugares do Brasil para esta importante missão, para ir ao encontro de outras pessoas, de outros jovens para evangelizar e serem evangelizados. Momentos de muita alegria para a nossa Igreja na Amazônia”, comentou Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá.

Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo de Valença (RJ), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, declara. “Que alegria ver os nossos jovens mobilizados a construir, em atenção aos apelos do Papa Francisco, a Igreja juvenil em saída, inspirados na atitude do Bom Samaritano, com compaixão, misericórdia, sem moralismos exacerbados”.

O bispo prossegue. “Os jovens estão chegando, literalmente, “do Sul e do Norte, do leste oeste e de todo lugar”, trazendo consigo a pluralidade do nosso Brasil, constata-se que a libertação que suas vozes e atitudes proclamam não pode limitar-se à simples e restrita dimensão econômica, política, social e cultural; mas deve ter em vista, o homem todo, com todas as suas dimensões, incluindo o seu projeto de vida e a sua abertura para o absoluto”.