Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, presidiu no dia 29 de abril a Santa Missa com o rito do Sacramento do Crisma para 88 jovens e 8 adultos da Paróquia São Francisco de Assis, igreja localizada no bairro do Tapanã. Concelebrou aquela Eucaristia o pároco, padre Osmar Santos.
“Senhor o que queres de mim?”. Essa indagação foi uma reflexão importante que Dom Antônio destacou em sua homilia, pedindo aos jovens que se perguntassem o que Deus quer na vida deles, como testemunhas na sua vida na Igreja.
O celebrante destacou também a importância da Catequese para conhecimento da doutrina da Igreja, ressaltando para os jovens que jamais se permitam “abandonar a Igreja, após o receberem o Sacramento do Crisma. Permaneçam firmes na fé católica!”. Aos padrinhos, Dom Antônio pediu para serem exemplos, testemunhas para seus afilhados, como fiéis seguidores da doutrina da nossa Igreja”.
Os catequistas dos crismados receberam homenagem de Dom Antônio ao final da Missa. Ele os chamou à frente da assembleia e parabenizou a todos pelo esforço e pela dedicação com que conduziram os jovens e adultos para receberam o Sacramento, e pediu que eles continuem sempre se aprofundando no conhecimento da doutrina católica para exercerem bem a sua missão catequética.
A catequese da Paróquia São Francisco de Assis do Tapanã é de “Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal” desde o ano de 2016. Esta última turma de crismandos teve um período de formação de duas páscoas sendo ministrada pela Pastoral da Catequese, orientada pelo padre Pio da Cruz. Os crismandos eram divididos em seis turmas, sendo duas de jovens e uma de catecumenato (adultos) na Igreja Matriz, uma na Comunidade São Geraldo Magela e duas na Comunidade São Benedito.
Os crismandos tiveram encontros com formações catequéticas semanais.
É importante destacar que os jovens tiveram suas formações completadas com um retiro de três dias (21,22 e 23 de abril), na Casa de Retiro Divina Providência em Benevides. O retiro teve como objetivo fazer com que os jovens sentissem à vontade de imitar o exemplo de Jesus Cristo, colocando-se em oração e escutando a vontade de Deus, para a construção do Seu Reino na terra.