A Paróquia Cristo Peregrino, no bairro Atalaia, em Belém, celebrou o Sacramento da Crisma para jovens daquela comunidade durante Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Antônio Ribeiro de Assis, e concelebração do pároco daquela Matriz, padre Nilton Cezar Reis.
A cerimônia foi domingo, 4 de dezembro, na Missa das 7h. Receberam o Sacramento da Crisma jovens de três turmas, contando as comunidade da Matriz e a de São Pedro, sendo duas turmas de jovens e uma de adultos. Os 63 crismados passaram por dois anos de preparação.
“Esse ano é continuidade da oportunidade de ter sido colocado em prática um projeto iniciado em 2020 para ser vivenciado como itinerário da Iniciação à Vida Cristã em nossa paróquia. Nossa turma de 2020 conseguiu receber o sacramento em março deste ano com muita perseverança”, recorda Cláudia Cardoso, coordenadora da Catequese.
“A turma de 2022 vivenciou de uma forma mais ampla todas as mudanças no projeto catequético, através do ritos, experiências que aconteceram durante essa caminhada. Fechamos esse ciclo com 63 sementes plantadas, esperando que cresçam e deem belíssimos frutos. Cada sacramento é um momento de pura emoção para todos, uma rica ocasião para aproveitarmos e incentivar nossa juventude a seguir sua missão evangelizadora na Igreja”, conclui Cláudia.
Laura Barros, uma das poucas catequistas da região onde está a Paróquia Cristo Peregrino, com boa experiência com o projeto neocatecumenal, construiu um itinerário com essa inspiração para, finalmente, implantar-se o projeto IVC na paróquia, razões do convite do padre Evandro Favacho para ela integrar a equipe arquidiocesano da catequese à luz dessa vivência.