Lisboa espera jovens de Belém na JMJ 2023

Integrantes do Comitê estiveram em visita na Arquidiocese de Belém

 

A Arquidiocese de Belém recebeu dia 8 a visita do Comitê Internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será em Lisboa, capital de Portugal, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).
Liderada por Dom Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, a comitiva teve como anfitrião Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém e Bispo referencial da Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A visita da comitiva contou com reuniões com líderes de vários setores, além de visitas a igrejas históricas e pontos turísticos, além de entrevistas à Imprensa local.
A Cúria Metropolitana de Belém concedeu coletiva à Imprensa no dia 9. Dom Américo estava acompanhado da Ir. Valéria Leal, assessora nacional da Juventude sa CNBB, e do padre Maurício Henrique, assessor arquidiocesano do Setor Juventude.
A jornalistas os representantes da organização do evento mundial em Portugal falaram da importância da participação do jovem na JMJ em Lisboa, assunto evidenciado pela Irmã Valéria Leal.

A comitiva detalhou a programação prevista para a jornada, incentivos para a participação de empresas de turismos, parcerias com lideranças da juventude, entre outros assuntos, buscando viabilizar a ida de jovens a Lisboa.
Dom Américo Aguiar falou de estratégias que o Comitê organizador está buscando, visando a maior participação possível de jovens de países fora da Europa, onde situa-se Portugal.

Otimista, padre Maurício Henrique, coordenador da Pastoral da Juventude em Belém, informou que o Setor vai contabilizar os jovens que desejam ir a Lisboa para viabilizar a participação dos mesmos na jornada.
Padre Maurício Henrique destacou que após a realização do Círio de Nazaré este ano, diversas várias ações serão promovidas na Arquidiocese de Belém para incentivar os jovens a chegar à JMJ.

O Setor Juventude da Arquidiocese está realizando um levantamento visando atividades de cunho catequético e formações que serão realizadas a partir do final de outubro.
Dom Antônio, Bispo Auxiliar de Belém, anfitrião da visita, acompanhou outros momentos da estadia da comitiva em Belém, incluindo Missas, reuniões com membros do clero, juventude, educadores, novas comunidades, movimentos e serviços pastorais e empresas de turismo.

INCENTIVO
O Comitê Organizador da Jornada está indo pessoalmente a várias arquidioceses do Brasil para incentivar a ida dos jovens a Lisboa. Para isso, estabeleceu percorrer o Brasil de 26 de agosto a 12 de setembro para realizar essa mobilização.
A comitiva começou a divulgação por Aparecida (SP), apresentando a JMJ na 59ª Assembleia Geral da CNBB. Dali, partiu para a Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Brasília (DF) e de Belém. Do Pará, o grupo foi a Fortaleza (CE), concluindo a visita ao país dia 12.
Dom Américo ressaltou que “os custos são altos, mas existem alternativas para a participação dos jovens”.
Presidente do Comitê, Dom Américo Aguiar explicou que há estratégias que a organização está buscando, visando a maior participação possível de jovens de países fora da Europa na jornada.

JMJ 2023
Será realizada do dia 1º a 6 de agosto, com cunho ecológico, de acordo com os organizadores.
Portugal foi anunciado como sede do evento pelo Papa Francisco em 27 de janeiro de 2019, ao final da Missa que encerrou a JMJ Panamá.
O primeiro encontro juvenil mundial em Lisboa será o segundo vivenciado em língua portuguesa, depois da JMJ no Brasil em 2013.

 

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também