Mãe da Divina PROVIDÊNCIA celebra POSSE

 

No dia 17 de janeiro passado foi nomeado o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, localizada no bairro de Val de Cans, Padre Gelcimar Sousa Santos. Na ocasião ocorreu também a apresentação do Padre Davi Pantoja como Vigário Paroquial, ambos do Instituto Providentino. A missa de posse foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa e, concelebrada pelo Vigário Episcopal, Cônego Ronaldo Menezes, Padre Ivan da Conceição, Padre Vandeson Jorge, diretor-geral do Movimento Providentino e demais padres providentinos, além da participação dos seminaristas e diáconos permanentes da Arquidiocese de Belém. Da cerimônia participaram familiares dos padres empossados, contando ainda com a presença de diversos fiéis da paróquia e de outras regiões episcopais.

A leitura das provisões do novo pároco e vigário foi feita pelo Cônego Ronaldo Menezes, assim houve o acolhimento por Dom Alberto e demais padres presentes.

Na homilia, Dom Alberto agradeceu as orações por sua recuperação, e, também fez agradecimento pelo pastoreio do Padre Glaudemir pela missão ao longo dos cinco anos que esteve a frente daquela paróquia, além de exercesse sua missão de pároco, também pela dedicação pela catequese e vida de comunhão com os padres.

“Estamos no ano jubilar, um ano muito importante para o movimento providentino. Nosso senhor deu jeito para que pudesse acontecer, este ano o grande desejo de todos os providentinos, Padre Gelcimar veio para servir o povo de Deus”.

Dom Alberto orienta aos padres Gelcimar e Davi: “Aqui está a missão de vocês, a missão de ouvir a palavra de Deus no coração bom e puro, a missão aqui na paróquia de fazer aquilo que Jesus disser”. O arcebispo continua: “toma como programa desta paróquia, fazer aquilo que Jesus disser… e conte muito com Nossa Senhora…”

Ao término da homilia, Dom Alberto deu continuidade ao rito de posse com a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Padre Gelcimar recebeu, então, os símbolos de seus ministérios como pastor, as chaves da Igreja, a chave do sacrário, a estola roxa e por fim a água.

Padre Gelcimar Santos, o novo pároco, traz no coração a vivência comunitária com os padres da região e em unidade com o bispo, visando assim, no meio do novo rebanho que é confiado por Deus nesta nova paróquia, vivendo a sinodalidade, tendo em vista trabalhar com a formação permanente, um vida pautada na espiritualidade que visa uma intensa missionariedade. Pois o seu “oficio deve configurar ao coração do Bom Pastor, dócil as orientações do Espírito Santo, nutrindo-se da Palavra de Deus, da Eucaristia” (PO6)

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência tem quatro comunidades, sendo elas: São José, Santo Antônio, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora de Fátima e mais de 20 pastorais, movimentos e grupos de serviços.

Vigário paroquial

O novo vigário paroquial, Padre Davi Pantoja, recém-ordenado, ressaltou que o seu sentimento é de gratidão e obediência ao chamado de Deus para esta sua primeira missão como padre e como projeto, trazendo sempre no coração poder estar em comunhão no que for necessário e colaborar para que o reino de Deus aconteça nesta paróquia e por fim fez menção á sua missão como seminarista e diácono na Paróquia Santíssimo Sacramento em Marituba, na qual faz parte da Região Episcopal Menino Deus. “Foi uma experiência profunda que me marcou e vou levar comigo por toda a minha vida”.

Histórico

Em 18 de fevereiro de 1990 às 17h00 a Comunidade Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, foi elevada a Paróquia por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, o mesmo que aprovou canonicamente o Instituto Providentino.

Sendo o primeiro pároco, o Padre Stélio Girão que assumiu de 1990 a janeiro de 1996. O segundo pároco, foi o Padre Antônio de Oliveira, que assumiu em fevereiro de 1996 a janeiro de 1998. O terceiro pároco a assumir foi o Cônego Raul Tavares de Souza, de janeiro de 1998 a janeiro de 2008. O quarto pároco, Padre Adalberto Brandão, assumiu de fevereiro de 2008 até janeiro de 2011. O quinto pároco foi o Padre Ederaldo da Mata, que tomou posse em janeiro de 2011 e permaneceu até janeiro de 2017. Já o sexto pároco, foi o Padre. Glaudemir Simplicio de Lima que assumiu em dois de janeiro de 2017 a janeiro de 2022. E o sétimo pároco, Padre Gelcimar Santos que assumiu no dia 17 de janeiro de 2022.

Compartilhe essa Notícia

Leia também