A Arquidiocese de Belém anunciou no início de dezembro de 2022 que as suas oito Regiões Episcopais teriam santuários arquidiocesanos, decisão aprovada pelo Conselho Presbiteral àquela ocasião. E assim vem procedendo à Arquidiocese.
O objetivo é que cada Santuário seja espaço de pelo menos duas Celebrações Eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, oração intensa, que cada um tenham temas específicos de pregação e atividades pastorais, realização de Simpósios Temáticos ou Encontros de Formação para o fortalecimento dos fiéis.
Dia 24 de junho, festa de São João, a Arquidiocese de Belém criou mais um Santuário, desta vez em Icoaraci, distrito administrativo de Belém, onde a vida de Igreja na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças é intensa, fator que levou a Arquidiocese a determinar que ali fosse o Santuário, conforme explicou o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Missa Solene de instalação.
A igreja ficou lotada pelos fiéis que acompanharam a solenidade de criação do Santuário, desde os fiéis ao clero da Região Episcopal São João Batista e também do clero arquidiocesano que compareceu para testemunhar a criação do Santuário.
A Santa Missa foi muito animada pelas forças vivas da paróquia, adentrando a igreja portando estandartes com sua identificação no âmbito do serviço pastoral a que se dedicam. Padre Adalberto Brandão leu para a assembleia o decreto de criação do Santuário.
Segundo o Arcebispo Dom Alberto, o Santuário de Icoaraci deve intensificar ainda mais a atenção missionária que já desenvolve na Igreja do distrito. “É intensa a vida de Igreja vivida aqui nesta paróquia. Queremos louvar a Deus por este tempo novo que passamos a viver a partir de hoje, quando a Arquidiocese entrega para nosso povo este Santuário. Tudo já é partilhado com bastante intensidade e hoje celebra a importância de tudo isso para nós!”.