A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Belém acolheu seu novo Assessor Eclesiástico, padre Santiago Gomes Galzada. O assessor anterior, padre Roberto Ademir Henriques Júnior, assumirá nova missão na Arquidiocese. Galzada foi apresentado no dia 12 de março na Paróquia Santa Cruz, durante reunião onde estiveram presentes 36 participantes de coordenações de pastoral.
Padre Roberto deixa a Pastoral da Saúde Arquidiocesana, porém, permanecerá apoiando o núcleo em sua paróquia. Foi apresentado também o Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde Bioenergética, padre Paulo Humberto Rodrigues Cruz.
As mudanças na Pastoral da Saúde foram oficializadas por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, que agradeceu a presença de todos,destacando em especial,o serviço do padre Roberto Júnior, acompanhando a Pastoral da Saúde no ano passado. Dom Antônio saudou, em seguida, padre Santiago Galzada, chamado à missão de ajudar a Pastoral da Saúde, deu boas vindas também ao padre Paulo Cruz, coordenador da Pastoral da Saúde Bioenergética. O bispo ressaltou que “a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Belém, tem grupos com ações diferentes, mas todos atuam em prol da mesma pessoa, da mesma causa que é a promoção integral do ser humano”.
O bispo ressaltou que “a presença da Pastoral da Saúde deve estar e se manifestar em todas as regiões episcopais, trabalhar nessa perspectiva, não só na presença em hospitais. Ter uma presença permanente também nos postos de saúde, nas paróquias e nas periferias”.
Dom Antônio, em nome do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e do Mons. Paulo Andreolli, bispo auxiliar nomeado para a Arquidiocese de Belém, conclamou todos os coordenadores da Pastoral da Saúde a “continuarem animando, programando-se de modo que tudo aquilo que estão pensando, possam, de fato, realizar”.
O bispo Dom Antônio observou que para os agentes pastorais que “neste tempo de pós pandemia, vimos quantas consequências, quantos problemas mentais, quantos problemas existenciais, de modo que, a Pastoral da Saúde deve cada vez mais se preocupar com possíveis respostas a tantos problemas ou, ao menos, aliviar as dores dos que muito estão sofrendo em nossas comunidades”.
Dom Antônio encorajou também a pastoral a buscar mais voluntários para essa missão especial. “Queremos congregar o maior número de médicos, enfermeiros, técnicos, esses que estão trabalhando diretamente em relação à saúde”.
Saudações
Padre Roberto Júnior acolheu todos e agradeceu pelo tempo que passou como assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde, evidenciando que procurou incentivar os leigos a desenvolver a missionariedade nos seus trabalhos nas instituições hospitalares.
Reforçou também o apoio dos leigos aos padres assessores da pastoral. Padre Santiago Gomes Galzada, novo assessoreclesiástico da Pastoral, também se pronunciou, agradecendo a todos e à Arquidiocese de Belém. Informou que desde que participou do Círio de Nazaré pela primeira vez, expressou a vontade de participar, de colaborar com a Pastoral da Saúde.
O sacerdote ressalta a necessidade da cuidadosa atenção com os fiéis enfermos.
Novo Assessor
Padre Santiago participou de várias ações da Igreja, primeiramente no município de Bujaru, depois junto aos Xaverianos em Ananindeua, no conjunto Júlia Sefer, entre outros. Já em missão pela Arquidiocese de Belém, ele atuou na Paróquia do Bom Remédio, vom conjunto Satélite, com trabalho bioenergético e, nessa igreja, contribuiu para a construção de um laboratório e um centro de acolhimento para pessoas idosas sem atenção familiar, o Projeto “Saúde e sabedoria”.
O padre Santiago também prestou serviços no Hospital Guadalupe e casas de saúde na Cidade Nova. O novo assessor evidenciou: “Aqui estamos para seguir com essa missão” e agradeceu, novamente, a Arquidiocese “por estar caminhando com a pastoral. Estamos em um lugar em que podemos contribuir”.
Padre Santiago Gomes Galzada é espanhol, de Madrid. Comparou à Espanha, a realidade que tem visto em Belém. “As pessoas, precisamos dar uma atenção, um carinho. As paróquias terão relevantes trabalhos nesta missão e que Pastoral possa estar ativa nas mesmas”.
Bioenergética
Padre Paulo Cruz, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde Bioenergética. Desde o dia 25 de fevereiro, ele é pároco da Paróquia da Mãe da Divina Providência.
O assessor informou que, recentemente, houve o encontro de Saúde Bioenergética, com a presença de médicos na paróquia, ocasião em que houve diagnóstico de doenças, assim como indicações de tratamento, orientação referentes a dietas, alimentação, chá de ervas medicinais. A bioenergética está integrada à área da saúde voltada à pesquisa, ensino e utilização de terapias naturais na prevenção e no tratamento de doenças ou distúrbios físicos.
Pastoral em Ação
Representantes das coordenações das regiões episcopais relataram os trabalhos realizados pela Pastoral da Saúde em suas respectivas regiões, como formações, visitas, celebrações, entre outras. Posteriormente, membros da Pastoral da Saúde Bioenergética também mostraram seus trabalhos, como encontros, palestras, métodos de trabalhos com a apresentação de medicamentos naturais desenvolvidos.
Dom Antônio destacou algumas questões necessárias para que a Pastoral da Saúde tenha um bom direcionamento, informa o cooordenador Osvaldo. “A sociedade e a toda a igreja de Belém deve saber o que é, o que faz a Pastoral da Saúde, atuando com dois métodos, sendo o bioenergético, um deles. A vida espiritual é imprescindível para cuidamos de quem está mal. Retiros, a inserção na vida paroquial, ler e meditar a Palavra de Deus diariamente”.
Os coordenadores arquidiocesanos, Osvaldo Marques e Ana Maria, informaram que até o final de março o Guia do Agente da Pastoral da Saúde, subsídio permanente para orientar a todos, principalmente agentes que estão chegando, estará pronto”.