Saudação a Dom Alberto Taveira, e a todos!
Certo dia um jovem indagou a um padre, dizendo: “Se Deus está em todo lugar, por que devo ir a uma Igreja?”
Respondeu o sacerdote: “A atmosfera está cheia de água, mas quando queres beber, vais a uma fonte!”
Hoje agradecemos a Deus, a elevação de nossa Paróquia de Santa Rita de Cássia, a Santuário, nesta solene liturgia!
Constatamos na Bíblia, que há lugares especiais, aos que Deus santifica, os torna Santuários, ou seja: locais do Santo por excelência, que é Deus (Is 6). Espaços onde oferecemos ao Santo, e dele recebemos o que necessitamos.
No primeiro livro da Bíblia, Deus diz a Abraão: “Toma teu filho, teu único, que amas, Isaac, e vai à terra de Moriá, e lá o oferecerás em holocausto sobre uma montanha que eu te indicarei (ou seja, é Deus que indica, é Ele que mostra o local, onde se deve ir – Gn 22,2).
No terceiro dia, Abraão, levantando os olhos, viu de longe o lugar (Gn 22,4). Há sempre um lugar escolhido por Deus, para fonte de Graças e Bênçãos para a humanidade!
E o que aconteceu com Jacó, neto de Abraão? Jacó acordou de seu sonho e disse: “Na verdade Iahweh (Deus) está neste lugar e eu não sabia!” Teve medo e disse: “Este lugar é terrível! Não é nada menos que uma casa de Deus e porta do céu!” (Gn 28,16s). Portanto, há lugares especiais!
Também a Moisés, diz o Senhor: “Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa.” (Ex 3,5).
Quanto ao sábio Salomão nos informa o primeiro livro dos Reis, que o jovem monarca vai pedir em oração, sabedoria a Deus: “O rei foi a Gabaon para lá oferecer um sacrifício, pois era o lugar alto mais importante (1Rs 3,4) …
Antes, o “santuário” era referido com o título de “lugar alto” … porque Deus, é Santo, o Santuário, é seu lugar! E Deus está sempre no alto, Ele é o Altíssimo.
Deus diz a Abraão em Gênesis: O grito contra Sodoma e Gomorra é muito grande. “Vou descer e ver se eles fizeram ou não tudo o que indica o grito que, contra eles, subiu até mim; então ficarei sabendo.” (Gn 18,20s).
Ora, se na Bíblia Deus diz “Vou descer”, significa que Deus está no Alto, Ele realmente é o Altíssimo. E se diz que o “o grito subiu até Ele”, o grito veio de baixo, do inferior! E o mais inferior de tudo é o inferno; o oposto do Céu, local de Deus.
Portanto, quando relata que o jovem monarca vai a Gabaon, lugar da prece, era o Santuário mais importante de Israel, na época. Diz o texto bíblico, que “O rei foi a Gabaon para lá oferecer um sacrifício, pois era o lugar alto mais importante” (1Rs 3,4) …
Salomão faz outra oração no Templo, no Santuário… dizendo: “Escuta as súplicas de teu servo e de teu povo Israel quando orarem neste lugar. Escuta do lugar onde resides, no céu… (1Rs 8,22-51).
Retomando o Gênesis… Abraão, levantando os olhos, viu de longe o lugar (Gn 22,4). Há um lugar escolhido por Deus! Nossa Paróquia de “Santa Rita de Cássia”, torna-se o lugar do Santo, é hoje Santuário! Portanto, não somos nós que damos presentes a Dom Alberto, pelo seu “Jubileu Sacerdotal”, mas bem é ele, que nos dá este lugar, como sagrado; como Santuário da Região Episcopal “São Vicente de Paulo”.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! E Louvado seja nosso Santuário “Santa Rita de Cássia”!
Pe. Romeu Ferreira da Silva – Ananindeua, 25/08/2023.
Fotos: Pascom/Paróquia Santa Rita de Cássia