Nota de Falecimento Padre Igino Sala

Foto: Luiz Estumano

A Arquidiocese de Belém comunica com profundo pesar o falecimento do Padre Igino Sala, 88 anos, hoje, 08 de junho, na Itália.  Padre Igino era vigário paroquial da Paróquia São João Paulo II.Devido a idade e saúde, em 2021, o padre retornou para Itália para ficar mais próximo da família, residindo na Parma Casa Mãe dos Missionários Xaverianos, da Congregação.

Padre Igino nasceu em 14 de fevereiro de 1934 em Albegno, uma aldeia do município de Treviolo – província de Bérgamo – Itália. Foi ordenado no dia 15 de dezembro de 1961. Padre Xaveriano da Congregação Pia Sociedade São Francisco Xavier para asMissões Estrangeiras. Na Arquidiocese de Belém atuou quase 40 anos, nas paróquias de São Domingo de Gusmão (1986 a 1992), São Francisco Xavier (1994 a 2011), Santo Antônio de Pádua (2011 a 2014) e São João Paulo II desde fevereiro de 2014.

O velório e sepultamento serão na sua cidade Natal, em Albegno – Itália. Pedimos a todos, orações em sufrágio de sua alma. Rogamos a Deus que traga conforto aos familiares, amigos, neste momento de dor e tristeza.

História e Missão

Igino entrou no Instituto de Pedrengo (Bérgamo) em 1947. Fez o noviciado em San Pietro in Vincoli (1953) onde fez a primeira profissão religiosa e missionária em 12 setembro d e1954. De 1954 a 1957 frequentou os estudos em Desio. Em 1957 foi enviado para a Casa Apostólica de Vicenza como Prefeito. Prosseguiu a formação teológica em Parma, onde fez a Profissão Perpétua (05.11.1959) e recebeu a ordenação sacerdotal em 15 outubro de 1961.

Imediatamente após sua ordenação, foi enviado para trabalhar na Casa Apostólica de Udine Itália, como Diretor Espiritual. Em 1970 foi destinado para a Amazônia brasileira: primeiro para Belém (PA) para estudar a língua, e depois para Acará (PA) como vigário e coordenador do Movimento Juvenil. Em 1975 esteve em Roma para o curso de Teologia Pastoral na Universidade Urbaniana.

Em 1976 foi enviado para a Espanha, para a Casa Apostólica de Guernica. Depois de estudar a língua, trabalhou na formação e promoção vocacional (1976-1977). Em 1978, esteve em Pamplona, ​​ao serviço da formação. Em 1979 foi novamente enviado para o Norte do Brasil onde permaneceu até 2020.

Fonte: Arquidiocese de Belém