A Comunidade Sementes do Verbo realizou as primeiras consagrações na vida religiosa na África no dia 30 de julho, na Diocese de Tete, em Moçambique, através do bispo Dom Diamantino. O momento solene aconteceu no santuário São José de Boroma, confiado à Comunidade, construído em 1885.
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, e Bispo Garante do carisma Sementes do Verbo, celebrou a liturgia com a admissão à vida consagrada de dois irmãos brasileiros, Ygor e Elias, que receberam o hábito e pronunciaram os primeiros votos na Vida Consagrada, os quais receberam o nome novo de ir. Jeremias e ir. João Elias.
Durante a celebração, quatro irmãs brasileiras e uma africana, pronunciaram os votos perpétuos e consagraram-se na Ordem das Virgens. Irmã Maria Verônica com seu lema “Só Ele” (cf. Jo 8,9), Irmã Thalita escolheu o lema “Fiat voluntas tua” (Lc 1, 38), Irmã Noemi toma o lema “Eu te escolhi e te consagrei” (Cf. Jr 1,5) e Irmã Maria Filomena escolheu o lema “Faça-se a vontade do Senhor” ( At 21,14).
Visita
Em sua passagem pela África, o Arcebispo Dom Alberto conheceu a Fraternidade Santa Bahkita, em Dombe, onde ele esteve nos dias 26 e 27, primeira casa da Comunidade em Moçambique. Na ocasião ele visitou a população ao redor da casa religiosa, conheceu também o centro infantil Chitaitai.
Durante sua estadia, Dom Alberto celebrou a Santa Missa e teve a oportunidade de saber detalhes do trabalho de unidade dos carismas que contribuem para o projeto de evangelização daquela região. A visitação de Dom Alberto revestiu-se de grande alegria para todos aqueles missionários que desenvolvem a missão da Igreja em Moçambique.
Brasil
O Arcebispo Dom Alberto consagrou também no Brasil, no dia 20 de julho, durante o retiro anual da Vida Consagrada Feminina na Igreja do Carmo em Belém do Pará, ocasião em que houve a consagração das virgens para sete irmãs:
Ir Maria Helena: “Servire et dar evitam” (cf. Mt 20,28)
Ir Gabriela: “Deus faz misericórdia” (Rm 9,18)
Ir Maria Clara: “Duc in altum” (Lc 5,4)
Ir Rosa: “Para os puros todas as coisas são puras” (Tt1,15)
Ir Paula: “Nada paga, nem apaga o amor de Deus” (cf. Ct 8,7)
Ir Maria Júlia: “Que todos sejam um” (Jo 17,21)
Ir Dulce: “Tu estás em mim e eu em ti” (Cf. Jo 17,21)
O Rito
A Consagração das Virgens faz parte da Tradição da Igreja desde os primeiros séculos. O Novo Rito foi instituído pelo Papa Paulo VI em 1971, por meio da Sagrada Congregação para o Culto Divino. As Virgens demonstram o desejo de se consagrar a Deus de modo total, indo além de estarem ligadas a congregações religiosas, comunidades ou mosteiros. Elas estão disponíveis ao serviço da Igreja, e são ligadas diretamente à autoridade do Bispo.
“Com o rito da consagração, a Igreja manifesta o seu amor pela virgindade, pelo qual a virgem é constituída como pessoa sagrada, sinal transcendente do amor da Igreja para com Cristo, imagem escatológica da Esposa celeste e da vida futura.” (livro litúrgico, Pontifical Romano).