Novidades animam o Círio de Benevides

Trajeto novo na retomada do Círio presencial após dois anos afetado pela pandemia

Fotos: Luiz Estumano

A Igreja Católica celebra dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Carmelitas.
Na Arquidiocese de Belém as homenagens começaram dia 9 e seguem até o dia 17, na capital e no município de Benevides, onde Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Cidade.

Nossa Senhora do Carmo é a padroeira do Município de Benevides e, por isso, o dia 16 é feriado municipal (Lei Municipal n.º 194/68). Também pela lei n.º 1322/2021, de iniciativa do vereador Deivison Carvalho, sancionada pela prefeita Luziane Solon, o Círio de Nossa Senhora do Carmo foi reconhecido como patrimônio cultural e material da cidade de Benevides.

Benevides – Na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo a festividade começou dia 9 e vai até dia 17 de julho com o tema “Caminhando Juntos, com Maria, a cidade se enche de alegria”.
A programação foi aberta sábado, 9, com Santa Missa, às 19h, na Casa Provincial das Irmãs Doroteias, de onde saiu a trasladação do Círio de Nossa Senhora do Carmo, para a Capela de Santa Rita de Cássia.
A procissão seguiu pela rua Apolinário Mendes, rua Jorge Rossi, rua Nações Unidas, entrou na travessa das Violetas e seguiu para a Capela Santa Rita, no bairro das Flores. A imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo pernoitou na capela.

Círio – Domingo, 10, às 7h, houve Santa missa de abertura do Círio de Nossa Senhora do Carmo, na Capela Santa Rita de Cássia, no bairro das Flores, seguida da procissão.
Este ano o Círio teve um novo trajeto com objetivo de atender mais comunidades e, por medidas de segurança, a romaria não passou pela rodovia BR 316.

Novo trajeto – A procissão seguiu pela travessa das Violetas, entrou na rua Luiz Pretestato de Souza, seguiu pela avenida João Fanjas até a praça Begozão, entrou na avenida Joaquim Pereira de Queiróz e seguiu para a igreja matriz.
Na chegada do Círio, a Santa Missa foi presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. A festividade segue até o dia 17 com celebrações religiosas e noites culturais.

A festividade continua sábado, 16, dia de Nossa Senhora do Carmo, com o Círio das Crianças, com Missa às 7h, no Convento das Carmelitas, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e depois sairá a procissão do Convento para a Matriz.
Haverá Missa ainda às 18h30, presidida pelo pároco, padre Hélio Fronczak.
No dia 17, haverá Missa às 8h, presidida pelo padre Hélio Fronczak, seguida da bênção dos veículos e a Imagem de Nossa Senhora do Carmo será levada em carro aberto pelas ruas do município, antes do Missa de encerramento da festividade, à noite.

Participe! A Paróquia Nossa Senhora do Carmo está situada na avenida Augusto Meira Filho, em Benevides (PA), Brasil.