O sonho de possuir uma emissora de televisão católica era antigo na Arquidiocese de Belém. No entanto, até 1998 não se falava concretamente em TV Nazaré, apenas em Rede Vida. Porém, o sonho tornou-se realidade e dia 11 de maio chegou aos 21 anos de trabalho árduo pela disseminação da evangelização na Arquidiocese, em toda a Amazônia Legal e também para o mundo pela internet.
“Agora é a praticidade, a funcionalidade da realidade virtual e a constante evolução da tecnologia que impulsiona o ritmo da nossa produção no sentido de alcançar essa meta”, observa o coordenador da Rede Nazaré de Televisão, jornalista Marcos Valério Reis. E envolvidos por essa realidade, os colaboradores da TV reuniram-se na redação em Belém para os parabéns na data de aniversário.
O registro fotográfico revela “a produção integrada, a convergência das mídias nos coloca todo o tempo em trabalho colaborativo para darmos conta da TV na televisão, nas redes sociais, em nosso canal no YouTube, no Portal Nazaré, nas nossas transmissões ao vivo”, explica Marcos.
Histórico
Para retransmitir a Rede Vida, emissora católica de São José do Rio Preto (São Paulo) foi construída uma torre de concreto, com mais de 100 metros de altura. Ali foi instalada, no Natal de 1999, com ajuda dos paraenses, por meio de coletas, promoções e doações individuais e de empresas, a antena do Canal 19 – retransmissora da Rede Vida em Belém.
Os Bispos da Arquidiocese, porém, queriam mais. Pretendiam uma emissora católica que pudesse gerar programas locais de qualidade para evangelizar e educar o povo do Pará. No dia 6 de outubro de 2000, durante a Celebração dos 50 anos de vida sacerdotal de Dom Vicente Joaquim Zico, o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga e o ex-vice-presidente da República Marco Maciel premiaram a Arquidiocese com a outorga do Canal 30E UHF para Belém.
Em 29 de janeiro de 2002, o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga assinou o Contrato de Concessão por 15 anos, da TV Nazaré como geradora. Na condição de TV Educativa, a emissora não pode obter lucros com as vendas de comerciais. Pode, entretanto, receber apoios culturais.
A TV Nazaré foi inaugurada no dia 11 de maio de 2002 com uma solene sessão no Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades eclesiásticas e civis, como a do ex-governador do Estado do Pará Almir Gabriel e a do ex-ministro das Comunicações Juarez Quadros.
Aos poucos, a TV Nazaré cresceu em toda a Amazônia Legal. As primeiras concessões foram feitas pelo ex-ministro Juarez Quadros e a maioria outorgada durante o ano de 2003 pelo ex-ministro Miro Teixeira.
No dia 28 de maio de 2004 foi inaugurado oficialmente o sinal da TV Nazaré via satélite, através da empresa New Skies Satelites, com a presença do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri; Dom Vicente Zico, Arcebispo de Belém; Dom Carlos Verzeletti, então bispo auxiliar de Belém e diretor-geral da Fundação Nazaré de Comunicação; Elifas Gurgel, representante do Ministério das Comunicações; deputado federal Zenaldo Coutinho, entre outras autoridades políticas, religiosas, civis e militares.
Objetivo
A TV Nazaré se coloca no mercado não como uma concorrente, mas como uma alternativa de qualidade e de abordagem dos fatos, eventos e situações da vida humana em sociedade, ressaltando a importância de considerar o homem todo, especialmente em sua dimensão religiosa, de abertura ao transcendente, e em seus anseios pelos valores que realmente elevam sua existência.
Desta forma, o público-alvo, em sentido amplo, são todos os que buscam na Televisão um meio de humanização e satisfação de suas necessidades mais profundas, tais como justiça, honestidade, consciência crítica, religiosidade, etc. Em sentido mais estrito, a TV Nazaré direciona-se às famílias, enquanto lugares de formação do ser humano, e à comunidade católica em geral. O contato preferencial é o e-mail jornalismo@fundacaonazare.com.br