“A cidade se encheu de alegria” (At 8,8) é o lema bíblico do Sínodo da Arquidiocese de Belém deste ano, e esta alegria continua a transbordar na construção diária do Reino por diversos motivos. Um deles é que a Fraternidade São Francisco de Assis, célula da Ordem Franciscana Secular (OFS), aceitou o pedido da Profissão Definitiva de cinco novos membros, que após terem concluído o tempo de formação inicial, servirão a Igreja local à maneira de São Francisco de Assis.
A Ordem Franciscana Secular (OFS) é uma associação de fiéis, que pertence à Família Franciscana e se configura como uma união orgânica de todas as fraternidades espalhadas pelo mundo, abertas a todos os grupos e fiéis (Sejam estes leigos/as ou Clérigos) que na secularidade, na diversidade de estado civil e condição social, se comprometem, por vocação a viver o Evangelho, em Fraternidade, observando a Regra Canônica da Ordem. Fundada por São Francisco de Assis, tem suas origens no século XIII, e no início de sua história vê-se reconhecida pela Igreja como Irmãos e Irmãs da Penitência, e depois também Ordem Terceira de São Francisco de Assis (OTF) e Terceira Ordem Franciscana (TOF).
Em Belém, a Fraternidade São Francisco de Assis foi erigida em 1907, assistida pelos Frades Menores Capuchinhos. Mas, muito antes disso, em 1668, a Ordem Terceira já estava presente na capital paraense, conhecida na época como Fraternidade Santa Clara de Assis – Venerável Ordem Terceira de São Francisco, assistida pelos Frades Menores e Clérigos Seculares. Nestes mais de 350 anos de presença em Belém, a OFS continua formando fiéis atuantes em vários espaços eclesiais e sociais, de um modo especial, servem nas áreas da Caridade, Justiça, Paz e Integridade da Criação (ecologia).
Este ano, no dia 11 de agosto, Festa de Santa Clara de Assis, na Matriz da Igreja dos Capuchinhos, às 18h30, será a Celebrada a Santa Missa com Rito Solene da Profissão Definitiva à Regra da OFS.
Nessa ocasião serão acolhidos cinco novos irmãos: Ariadne Parente dos Reis (Leiga, Jufrista, serve na Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos); Francisco Euvágrio Paes Neto (Diácono, serve na Paróquia São José); José Aguiar Cardoso Junior (Leigo, serve na Catedral Metropolitana de Belém); Rosinéa de Nazaré Monteiro do Nascimento (Leiga, serve na Paróquia Rainha da Paz); Samanda de Souza Meninéa (Leiga, serve na Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos)
Nosso coração se alegra pela vida doada destes irmãos, e pela graça do Senhor e intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, possam observar a Regra Franciscana e buscar a cada dia a perfeição da Caridade Cristã.