A Diocese de Imperatriz celebrou com grande júbilo no dia 17 a Ordenação Episcopal de Monsenhor Ivanildo Oliveira, na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz (MA), às 17h.
A celebração contou com a presença de 19 bispos de três regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a saber: Regional Nordeste 5 (Maranhão), Norte 2 (Pará e Amapá) e Norte 3 (Tocantins, parte da Igreja no Mato Grosso, Pará e Goiás). Mais de 100 sacerdotes também estiveram presentes, e cerca de 1700 fiéis acompanharam a Catedral diocesana. Centenas de internautas acompanharam a transmissão ao vivo nos canais da diocese de Imperatriz.
DE IMPERATRIZ
Dom Ivanildo é o mais novo maranhense ordenado bispo, e segundo sacerdote do clero da diocese de Imperatriz (MA), eleito pelo Papa Francisco ao ministério episcopal. O novo bispo tomará posse no dia 8 de julho na Diocese de Cametá, no estado do Pará, que também marcou presença, através do seu clero e mais de 150 fiéis, que alegraram-se com seu mais novo pastor.
O lema episcopal escolhido pelo monsenhor foi inspirado no evangelho de Lucas, “Ecce exiit qui seminat seminare” (cf. Lc 8,5), que significa “Eis que o semeador saiu a semear”.
PRIMEIRAS MISSAS
Dom Ivanildo presidiu sua primeira missa como epíscopo no domingo (18), na Paróquia São José do Egito, no bairro Bacuri, em Imperatriz. E, em seguida na Catedral de Imperatriz.
Ao final da Missa, houve agradecimentos de padres, do clero de Imperatriz, e de Cametá (PA), dos bispos ordenantes e representantes dos Regional Norte 2, do qual Dom Ivanildo fará parte.
Estiveram presentes à Ordenação os bispos Dom Vilsom Basso (Imperatriz); Dom Gilberto Pastana (São Luís – MA), presidente do Regional NE5; Dom Francisco Lima (Carolina), Dom Sebastião Bandeira (Coroatá); Dom João Kot (Zé Doca); Dom Sebastião Duarte (Caxias); Dom Valentim Meneses (Balsas) e Dom Evaldo Carvalho (Viana).