Padres empossados na Comunidade CAJU

Primeira vez que novos padres tomam posse desde o falecimento do fundador, Côn. Raul

A Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju) celebrou a posse dos novos reitor e vice-reitor da Reitoria Mãe da Divina Providência, os padres Idamor da Mota Júnior e Paulo João Ribeiro, respectivamente. A Caju, que no contexto da Igreja Católica é uma Reitoria, ou seja, está vinculada diretamente à Arquidiocese de Belém, e não a uma paróquia, realizou a cerimônia na Igreja São João Paulo II, no bairro da Pedreira, em Belém do Pará. A posse ocorreu durante Missa, no dia 23 de fevereiro, às 19h, na igreja São João Paulo II, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Desde a criação da Reitoria, em 2008, os cargos eram até então ocupados pelo Cônego Raul Tavares de Sousa, que faleceu em setembro de 2022, e pelo Pe. Lucivaldo Corrêa, que atualmente está em missão no interior do Estado do Amazonas.
Paula Daniela Vieira, coordenadora geral da Caju, afirma que “as expectativas para esse novo tempo na história da comunidade são as melhores. Estamos vivendo um tempo de graça, um tempo que Deus nos presenteia com novas missões, novos desafios comunitários na evangelização dentro da Arquidiocese de Belém (e para além dela, através de nossos núcleos missionários e membros sentinelas). A gente acredita que com o pastoreio desses padres amigos, a gente vai conseguir avançar ainda mais nas nossas missões”, avalia.

Reitoria Mãe da Divina Providência
Desde 2008, a Caju tornou-se a Reitoria Mãe da Divina Providência, por decreto assinado pelo então Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta. A Reitoria é uma forma de administração dentro da Igreja Católica, cuja atuação está sobre as pessoas que fazem parte dela, e não sobre uma determinada região, como nas paróquias. Dessa forma, as missões realizadas pela comunidade abrangem seus integrantes e se estendem aos seus familiares e demais fiéis que participam de suas atividades e projetos de evangelização.
De acordo com a presidente do Conselho Pastoral da Caju, Heloísa Daou, por meio dessa organização, a comunidade passou a ter a possibilidade de administrar todos os sacramentos. “Na época, a partir do entendimento de Dom Orani, já que não somos uma paróquia, era necessário que nos tornássemos uma reitoria para que pudéssemos ter autonomia de administrar todos os sacramentos” relembra Heloísa.

Os novos Padres à frente da CAJU
Nascido em Belém, Padre Idamor da Mota Júnior passou toda sua infância em Oriximiná, na região do Baixo Amazonas, no Pará. Retornando a Belém na juventude para concluir os estudos, decidiu ser oficial temporário do Exército Brasileiro e, posteriormente, cursou graduação em Processamento de Dados. Membro compromissado da Caju desde 2000, ingressou no seminário em 2003 e ordenado padre em 2008. Desde então, acumulou diversos serviços e missões na Igreja, como Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Arquidiocese de Belém e pároco da Paróquia São Sebastião na cidade de Apuí – Diocese de Humaitá, no Amazonas, onde esteve até 2022.

Para ele, é uma responsabilidade muito grande a nova missão que assume a partir da posse como reitor. “Enquanto é muito familiar para mim a vida da comunidade, eu vejo como uma grande responsabilidade, porque há muitas expectativas e o grande desafio é manter o foco naquilo que é a essência da Caju. É necessário manter a fidelidade à obra que foi idealizada e construída primeiramente por Deus, mas por meio das mãos do nosso fundador, o Padre Raul”, comenta o sacerdote.
Pe. Idamor explica que, além de poder estar mais próximo dos membros da comunidade, os fiéis e a Igreja de Belém podem esperar desse novo tempo da Caju uma comunidade ainda mais atuante. “Acho que meu papel nesse momento é fazer com que a Caju ganhe ainda mais relevância na Igreja de Belém através dos serviços que ela já presta, mas que podem ser ampliados ainda mais, sobretudo em setores, com uma necessidade maior”, comenta.

Ao lado do Pe. Idamor estará também o Pe. Paulo João Ribeiro, como vice-reitor. Ele é baiano sido ordenado sacerdote há 4 anos em Belém. Pertenceu à Comunidade Sementes do Verbo e atualmente é pároco da Paróquia Madre Teresa de Calcutá, localizada no conjunto Eduardo Angelim, em Belém.
Além do reitor e vice-reitor, a Comunidade Caju também conta com o apoio do Padre Claudio Pighin, responsável em acompanhar as formações desenvolvidas e realizadas pelos compromissados dessa comunidade.

Compartilhe essa Notícia

Leia também