Com informações Canção Nova. No sábado, 27, o Papa Francisco realizou o oitavo Consistório de seu pontificado. Na ocasião, 20 novos cardeais foram criados — dos quais, dois são brasileiros, Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e Dom Paulo Cezar, atual arcebispo de Brasília, respectivamente.
“Este, irmãos e irmãs, é o fogo que o Senhor veio jogar sobre a Terra, o fogo de Jesus”, disse o Papa Francisco no início da cerimônia. “Proximidade, compaixão e ternura farão com que muitos gozem da presença de Jesus vivo entre nós”, acrescentou.
No rito, Francisco impôs o barrete cardinalício a todos os novos cardeais, entregou o anel e atribuiu-lhes o Título ou Diaconia. Muito eloquente, em seu discurso o Sucessor de Pedro reforçou a fé e todos aqueles que compõem a Igreja, dos jovens aos mais idosos. “O lar da memória, a brasa dos mais velhos é muito importante, as famílias se reúnem em torno deles e permite que possamos ler o presente à luz dos eventos passados e possamos fazer escolhar sábias”, observou.
Ainda sobre o fogo emanado sobre o amor de Jesus, Francisco explicou que os cardeais devem amar a Igreja em seus dois universos: no dia a dia, entre os menores, e também nas questões que envolvem “os grandes desse mundo”, como classificou.
O Pontífice centrou muito de seu discurso no papel diplomático exercido pelos cardeais — “a grande diplomacia e a pequena coisa pastoral, isto é o coração de um cardeal”, asseverou o Santo Padre diante dos novos cardeais.
O Papa, durante a cerimônia, elencou cada um dos novos cardeais que, seguindo a procissão, juraram fidelidade e obediência ao Papa e à Igreja Católica.
Canonizações
Após a criação desses novos cardeais, o Consistório seguirá para o voto de canonização do Beato João Batista Scalabrini, bispo de Piacenza, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, mais conhecido como Scalabrinianos, e Artêmides Zatti, leigo professor dos Salesianos.
Visitas de congratulações pós-consistório
Seguindo os protocolos, os novos cardeais ainda saúdam os fiéis de Roma e os visitantes de seus países de origem para as habituais visitas de congratulações pós-consistório. Estas visitas realizam-se na Sala Paulo VI e no Palácio Apostólico.
Por fim, o cardinalato se reúne na segunda e terça-feira seguintes, 29 e 30 de agosto, respectivamente, para dois dias de aprofundamento do Praedicate Evangelium e, finalmente, na terça-feira, 30, celebram a missa junto ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro.