Papa saúda Obras Missionárias Pontifícias, em ano de aniversários

O Papa saudou em 6 de janeiro passado as Obras Missionárias Pontifícias, em ano de aniversários, destacando em particular o empenho das novas gerações.

Falando no Vaticano, após a recitação do ângelus na solenidade da Epifania, Francisco assinalou o Dia Mundial da Infância Missionária, associando-se à “festa das crianças e adolescentes, tantos, em vários países, que se empenham na oração e oferecem o seu apoio para o que o Evangelho seja anunciado a quem não o conhece”.

“Quero dizer-lhes: obrigado!”, referiu, da janela do apartamento pontifício.

“A missão começa com o testemunho cristão, na vida de todos os dias”, acrescentou.

A intervenção aconteceu no mesmo dia em que o Papa publicou a mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões, evocando a fundação, há 400 anos, da Congregação de Propaganda Fide – hoje designada Congregação para a Evangelização dos Povos – e, há 200 anos, da Obra da Propagação da Fé.

Esta, juntamente com a Obra da Santa Infância e a Obra de São Pedro Apóstolo, foram reconhecidas como Pontifícias há 100 anos.

Francisco destacou que a Propaganda Fide se revelou “crucial para tornar a missão evangelizadora da Igreja verdadeiramente tal, isto é, independente das ingerências dos poderes do mundo”.

O Papa elogia as quatro Obras Missionárias Pontifícias pelos seus “grandes méritos históricos”.

“Queridos irmãos e irmãs, continuo a sonhar com uma Igreja toda missionária e uma nova estação da ação missionária das comunidades cristãs”, conclui.