Paróquia apresenta cartaz da festividade de Santa Maria Mãe de Deus

A programação da festa de Santa Maria Mãe de Deus será de 23 a 30 de abril, no Maguari

 

A comunidade do Maguari, em Ananindeua, prepara-se para homenagear a sua padroeira. A 7ª Festividade da Matriz terá como tema “Santa Maria Mãe de Deus, ensina-nos a partilhar o pão com quem tem fome””, de acordo com informações do pároco José Maria Ribeiro. A programação religiosa será entre no período de 23 a 30 de abril. Quanto à programação cultural, em breve a paróquia dará mais detalhes.
Primeiro passo para a festa foi a apresentação do cartaz oficial, ocorrida na noite de quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro, durante Missa na Matriz presidida pelo padre José Maria, que o revelou a todos os fiéis presentes.

O cartaz e o tema foram mostrados à comunidade em telão instalado no interior da igreja. Os fiéis puderam conhecer também o modelo das camisas e o material gráfico como o banner e canecas, trabalho assinado pela designer Géssica Faial, integrante da Pastoral da Comunicação (Pascom) paroquial.
O pároco explicou que decidiu divulgar as informações na Missa para que, não só a sua equipe, mas os devotos também tivessem conhecimento de tudo que está sendo organizado e possam preparar-se com antecedência para a festividade.


O Cartaz

A peça exibe a imagem oficial de Santa Maria Mãe de Deus, trazendo ao colo a imagem do Menino Jesus num gesto de quem quer ir ao encontro de quem o contempla, o povo de Deus, “Igreja em saída”.

O Tema
“Santa Maria, Mãe de Deus, ensina-nos a partilhar o pão com quem tem fome” – inspira-se no tema da Campanha da Fraternidade 2023, tendo ao fundo a imagem de Madre Teresa de Calcutá dando de comer a uma criança com fome e, abaixo, as mãos que partilham o pão, lembrando o compromisso da paróquia mediante a Campanha “Pão em todas as mesas”.
Mensalmente, desde 2016, no terceiro final de semana, os fiéis são convidados a partilhar alimentos para as famílias carentes no entorno da paróquia Santa Maria Mãe de Deus. “São imagens que pretendem levar os cristãos a uma profunda reflexão e tomada de decisão diante de um cenário nacional atual em que 33 milhões de pessoas sofrem o flagelo da fome”, ressalta o pároco José Maria.
O sacerdote José Maria afirma que “o tema da festividade tem por objetivo despertar a consciência da partilha, fomentando ações que possam minimizar os impactos da insegurança alimentar”.

“O cartaz permite ver ao fundo um trecho da oração do “Pai-Nosso”, que Jesus ensinou aos seus discípulos, reforçando o pedido para não faltar na mesa das pessoas, o pão nosso de cada dia”, explica o pároco.
As cores em destaque são o branco, símbolo da pureza de Maria; e o dourado, recordando a realeza do Filho e de sua Mãe, Rainha do Céu e da terra. Ao lado direito, em baixo, o logo oficial da festividade da padroeira com a fachada da igreja Matriz.

Compartilhe essa Notícia

Leia também