Paróquia de Nossa Senhora Aparecida festeja em honra à Padroeira do Brasil.

Foto: PASCOM @santuarioaparecidabelem

 

Na última terça-feira (12), a Igreja celebrou o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717. Em Belém, a Festividade em honra à Santa, foi realizada no Bairro da Pedreira, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Av, Pedro Miranda -1566), com o tema “Fazei tudo o que ele vos disser”.

A programação adaptada por conta da pandemia do Covid-19, iniciou no dia 3 de outubro e encerrou dia 12 do mesmo mês, com celebrações de missas, orações do santo terço, benção dos carros dos fiéis, venda de comida típica, apresentações culturais e novenas. Na segunda-feira (11), dia que antecede o dia da padroeira do Brasil, realizou-se a Santa missa e em seguida a carreata em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, pelas principais vias do bairro da Pedreira, emocionando os fiéis que a aguardavam ansiosamente.

Foto: PASCOM @santuarioaparecidabelem

 

Na terça-feira (12), dia da Padroeira do Brasil, o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, celebrou a primeira missa do dia em honra à Nossa Senhora Aparecida, transmitida pela TV Nazaré e em sua homilia, partilhou sobre as virtudes de Maria, a missão da igreja e frisou mais uma vez a frase que marcou o Círio 2021.

“Maria do povo, não deixemos Maria longe do povo, porque ela é mulher do povo. Se tivéssemos continuamente um processo de visita mariana por todos os becos, por todas as periferias, certamente nós poderíamos contribuir para acordar a fé de muitos católicos que está adormecida”, disse Dom Antônio.

O Padre Wagner Maria, pároco do Santuário de Aparecida desde 2019, expressou a sua felicidade em ter o retorno da participação dos fiéis na festividade, após a flexibilização das medidas de restrições, devido à pandemia no estado está sendo possível diante a diminuição das internações por doenças respiratórias e também das mortes pela covid-19, conforme dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde.

“Certamente, a festividade que nós vivemos este ano de 2021, marca um reinício do nosso encontro e reencontro com Cristo e sobretudo com os irmãos. Para nós, a experiência vivida na paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi muito enriquecedora e emocionante, visto que no ano  passado, devido às restrições por conta da Covid-19, nos limitaram bastante em nossas celebrações e este ano, nós tivemos a graça de poder ter a participação do povo, mesmo que não totalmente normal, porém, poder contemplar o nosso santuário, repleta de fiéis de Nossa Senhora Aparecida, isso nos deixou muito felizes e houve uma resposta generosa dos devotos, na participação em todos os momentos celebrados principalmente em nossa carreata que marcou essa festa de 2021. Para nós, é um prelúdio de cura e bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora”, disse o Pároco Padre Wagner.

Foto: PASCOM @santuarioaparecidabelem

Sobre Nossa Senhora Aparecida:

O Papa Pio XI decretou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930. Já a Lei Federal nº 6.802 (30/06/1980) decretou oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. Esta Lei Federal também reconhece Maria como sendo a protetora do Brasil.

A festa em sua honra é celebrada no dia 12 de outubro, também dia das crianças. Este dia é feriado para os brasileiros desde 1980, quando a Basílica de Aparecida — SP, foi consagrada pelo Papa e agora Santo, João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil.

Em Belém, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi elevada a santuário pela Arquidiocese de Belém em maio deste ano.

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também