O tema “Maria de Guadalupe, educadora na fé para a vida” vai animar a festa para Nossa Senhora de Guadalupe no município de Ananindeua na paróquia localizada no conjunto Cidade Nova 2. As homenagens dos paroquianos será de 1 a 12 de dezembro, mas os preparativos já começaram com o lançamento do cartaz da festividade 2022.
A peça de divulgação apresenta a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ao centro, representando a devoção dos paroquianos à padroeira da América Latina. A imagem em tons dourados e ampla iluminação destacam a imagem da Virgem de Guadalupe para representar “o modelo que Maria é para nós, como educadora e mãe”, explica o pároco, padre Raimundo das Neves.
A composição do cartaz foi feita em tons neutros, mas de grande valor, segue explicando o padre Raimundo. “O fundo branco foi escolhido para representar uma folha em branco, a qual está sendo escrita por nós através das flores que compõem as bordas do cartaz”.
A vida paroquial está contida no cartaz, conforme padre Raimundo. “As flores são construções de corações de papel, as quais vão crescendo à luz dos ensinamentos de Cristo e exemplo de fé de Maria. Os corações representam nossos paroquianos, que são tocados pelo amor de Guadalupe e crescem conosco, construindo um caminho de fé e esperança”.
O cartaz tem como marca d’água, as teias rendadas que representam a conexão, fé e esperança dos fiéis, construídas continuamente por nós e aqueles que são tocados a caminhar com Cristo.
A escolha dos tons simboliza esperança e pureza, representadas pelo branco, e a riqueza dos ensinamentos de Cristo e a realeza de Deus, representadas pelo dourado e prateado. Essas cores também simbolizam a celebração da festa de Guadalupe.
De forma geral, a composição traz a ideia do processo contínuo que é a educação, trazendo Maria como exemplo, a qual foi serva humilde e fiel, deixando-se alcançar pelo amor de Deus.
Presencial – Depois de dois anos sem realizar a festividade de forma presencial, a paróquia demonstra com o cartaz em composição de forma leve para simbolizar o retorno e, ao mesmo tempo, lembrar a dificuldade vivida nesse período.