Atendendo a convocação dos bispos da Arquidiocese de Belém, cerca de 90 voluntários participaram do Encontro de Formação para novos agentes da Pastoral Carcerária realizado nos dia 29 de outubro, 25 de novembro, 9 de dezembro e, por último, no dia 20 de janeiro. O evento foi realizado no Centro Social de Nossa Senhora de Nazaré.
Incentivado e coordenado por Dom Antônio de Assis, Bispo Auxiliar de Belém, o encontro transcorreu num clima de expectativa pelos presentes, entre os quais o próprio Dom Antônio, que com o tema “Jesus Cristo, o Libertador” abordou a problemática da pessoa presa sob a ótica de uma Justiça Restaurativa, onde a prática do Perdão, da Caridade e do Arrependimento são fatores fundamentais na construção de um Homem e de uma nova sociedade verdadeiramente Cristã.
Por sua vez, o Diácono Ademir, Coordenador da Pastoral Carcerária, expôs a realidade da Pastoral Carcerária, esclarecendo o que é, como funciona, seus objetivos e estratégias de ação, possibilitando a todos um conhecimento inicial sobre a natureza da Missão que naquela oportunidade estavam abraçando, a qual segundo ele é, fascinante e, com certeza, será assumida com amor a todos que disseram sim a esse chamado.
Outro ponto importante foi a participação do Padre Helio Fronczak, Vigário Paroquial da Paróquia de Benevides, que com o testemunho de sua experiência pessoal refletida em sua caminhada sacerdotal, bem como, no rebanho que com ele caminha, muito contribuiu para o enriquecimento vivencial e espiritual de todos.
A Pastoral também contou com a participação de dois diretores da Superintendência do Sistema Penal do Estado do Pará (Susipe) que expuseram as ações desenvolvidas por aquela Instituição em favor da reintegração social do preso.
Durante o encontro foi exibido o filme “Os últimos passos de um homem”, que retrata em linhas gerais as ações da Pastoral Carcerária, além dos trabalhos em grupo que enriqueceram os encontros.
Para a realização do último encontro a colaboração da Basílica Santuário foi importante, considerando a liberação do auditório do Centro Social e a realização da Missa de Envio dos novos Agentes da Pastoral Carcerária, tudo isso graças a gentileza do Padre Geovane, Pároco da Basílica Santuário.
Outra parte importante foi o trabalho de grupo, onde após um estudo em equipe das temáticas apresentadas no encontro, todos puderam em plenária manifestar o que foi assimilado, associado às perspectivas de ações futuras como novos Agentes da Pastoral Carcerária.
Ao fim do encontro, Dom Alberto se fez presente manifestando sua satisfação com o pronto atendimento à convocação dos bispos, reafirmando seu apoio com os demais bispos a essa missão.
Finalizando, Dom Antônio de Assis, lembrou dos próximos encontros para o qual todos estão convidados para a continuidade dos trabalhos de formação, ressaltando que novos voluntários poderão se apresentar, pois a Pastoral Carcerária necessita de muitos voluntários para essa missão.
Mais informações e inscrições poderão ser feitas através do Telefone: 3215 – 7001/7002, com Anderson.