Por amor ao próximo, a Campanha “Belém, Casa do Pão”

A Arquidiocese de Belém pede ao povo de Deus em todas as comunidades diocesanas que voltem suas atenções neste mês de dezembro para aqueles irmãos que mais necessitam de acolhimento, sobretudo, a partilha de dons, não só espirituais, mas também de atenção às suas necessidades materiais, especialmente, acolhendo com generosidade a Campanha “Belém, Casa do Pão”, a fim de promover a vivência de um Natal digno para quem mais precisa. As doações podem entregues em todas as comunidades da Igreja de Belém, orienta o diácono Raimundo Nonato Santos, presidente da Caritas Arquidiocesana, coordenadora da campanha.

Belém, a Casa do Pão é uma campanha arquidiocesana instituída pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Correa, no ano de 2010 e tem como objetivo organizar de maneira coletiva ações com arrecadação de alimentos não perecível para contribuir com o Natal das famílias mais necessitadas, visando dar maior expressão às atividades sociais realizadas dos Núcleos da Caritas e as Pastorais Sociais das Paróquias da Arquidiocese de Belém.

As equipes da campanha são estruturadas a partir das diretrizes do nosso arcebispo, envolvendo a Caritas Belém, as Regiões Episcopais, Paróquias, todos juntos, visando o desenvolvimento das atividades mobilizando a vida paroquial, buscando parceiros, trabalhando a divulgação, arrecadação, cadastro de beneficiários e distribuição, finalizando com uma avaliação.

A campanha tem como programação o seu lançamento no mês de agosto, sendo de responsabilidade da equipe paroquial, onde cada paróquia deve realizar um levantamento socioeconômico da sua área de abrangência para organização do banco de dados do SIGEPA que tem como objetivo o mapeamento das famílias que serão beneficiarias do projeto, visando também, dar resposta a sociedade sobre os resultados alcançados a partir de uma meta proposta. Neste sentido, esperamos na campanha de 2021 superar a média dos dois últimos anos de 21.982 famílias atendidas, através das paróquias envolvidas em toda a Arquidiocese de Belém.

A mobilização da campanha se faz através dos informes paroquiais, de ofícios encaminhados para os supermercados, onde os representantes das paróquias organizam postos de arrecadação, dos pontos de coletas fixos em suas Igrejas matriz e comunidades. Também, são adotados outros critérios com o envolvimento das escolas, cadastramento de potenciais doadores, arrecadação em visitas às casas, por pessoas devidamente identificadas, em uma atividade que denominamos “DIA A” (dia da arrecadação), onde as paróquias organizarão a dinâmica do dia de acordo com a realidade das comunidades pertencentes a sua área de abrangência. Após o dia da arrecadação as paroquias organizarão as doações a serem entregues e um dia próximo do Natal, em um momento de comunhão com toda a Igreja de Belém.

Após encerrado o período de entrega das cestas, será realizada uma reunião de avaliação com a participação dos representantes das paróquias e todos os envolvidos, oportunidade em que a Arquidiocese de Belém, apresenta os resultados da campanha e agradecer a todos que contribuíram para realização da campanha.

Com informações: Voz de Nazaré.