Na tarde da terça-feira, 21, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, reuniu-se com vários organismos da Igreja de Belém para iniciar o planejamento da VI Jornada Mundial dos Pobres que será realizada no dia 19 de novembro deste ano.
A reunião contou com a participação de movimentos, comunidades e pastorais da Arquidiocese de Belém e, na ocasião, Dom Antônio ressaltou que as jornadas sociais manifestam a acessibilidade da igreja para com a dignidade da pessoa humana, e que não há evangelização sem cuidado para a com cada indivíduo, de modo que a evangelização e a promoção humana constituem uma mesma realidade em duas fases e a medida que nós promovemos e anunciamos a Jesus Cristo, devemos promover a dignidade humana”.
E continuou: “Foi o que Jesus fez. Não basta apenas só falar de Deus, é necessário mostrar para as pessoas o Deus da vida, o Deus que liberta, o Deus que traz saúde, o Deus que respeita os direitos e, assim por diante, de modo que a evangelização e a promoção humana caminham juntas.”
A novidade desse ano será a ampliação dos parceiros, o desejo é envolver o maior número possível pessoas para ajudar e com essa reunião primeira já se revelou uma certa sensibilidade muito significativa, e deveremos envolver também parceiros que não são da igreja, como o Exército, ou Forças Armadas, Polícia Militar e algumas instituições governamentais, ONGs, movimentos sociais e assim por diante.
Ao longo do segundo semestre novas reuniões acontecerão em preparação para o evento. Haverá lives, formações, discussões e estudos para aprofundar melhor o sentido da programação.
O Dia Mundial dos Pobres, fruto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, ocorre no domingo antes da Festa de sta de Cristo Rei, informou Dom Antônio.