Preparação da Jornada pelos Pobres

Arquidiocese de Belém prepara evento em prol dos mais necessitados

Foto: Beatriz Pinheiro

 

Na tarde da terça-feira, 21, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, reuniu-se com vários organismos da Igreja de Belém para iniciar o planejamento da VI Jornada Mundial dos Pobres que será realizada no dia 19 de novembro deste ano.

A reunião contou com a participação de movimentos, comunidades e pastorais da Arquidiocese de Belém e, na ocasião, Dom Antônio ressaltou que as jornadas sociais manifestam a acessibilidade da igreja para com a dignidade da pessoa humana, e que não há evangelização sem cuidado para a com cada indivíduo, de modo que a evangelização e a promoção humana constituem uma mesma realidade em duas fases e a medida que nós promovemos e anunciamos a Jesus Cristo, devemos promover a dignidade humana”.
E continuou: “Foi o que Jesus fez. Não basta apenas só falar de Deus, é necessário mostrar para as pessoas o Deus da vida, o Deus que liberta, o Deus que traz saúde, o Deus que respeita os direitos e, assim por diante, de modo que a evangelização e a promoção humana caminham juntas.”

A novidade desse ano será a ampliação dos parceiros, o desejo é envolver o maior número possível pessoas para ajudar e com essa reunião primeira já se revelou uma certa sensibilidade muito significativa, e deveremos envolver também parceiros que não são da igreja, como o Exército, ou Forças Armadas, Polícia Militar e algumas instituições governamentais, ONGs, movimentos sociais e assim por diante.
Ao longo do segundo semestre novas reuniões acontecerão em preparação para o evento. Haverá lives, formações, discussões e estudos para aprofundar melhor o sentido da programação.

O Dia Mundial dos Pobres, fruto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, ocorre no domingo antes da Festa de sta de Cristo Rei, informou Dom Antônio.

Compartilhe essa Notícia

Leia também