Realizada a primeira Romaria Nacional do Terço das Crianças

Pela primeira vez, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) acolheu a programação

 

Pela primeira vez, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) acolheu a Romaria Nacional do Terço das Crianças. As atividades, preparadas especialmente para envolver os Devotos Mirins, ocorreram no fim de semana passado. A Romaria tem como tema “Terço das Crianças: Evangelizar os pequeninos na Casa da Mãe” e lema “Deixai vir a mim as criancinhas” (Mt 19,14).

No sábado (3), o programa Sábado no Santuário, da TV Aparecida, foi transmitido diretamente do Espaço Devotos Mirins, no subsolo da Basílica, Neste dia ocorreu o principal momento da Romaria, a oração do Terço das Crianças, no Altar Central do Santuário.
O terço contou com a participação de cerca de 300 crianças de paróquias da Arquidiocese de Aparecida, escolas da região e de projetos sociais do Santuário, além dos visitantes que participam da Romaria. Para animar o momento de oração, 70 crianças integrantes do Coral PEMSA, Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional, conduzirão as canções.

No domingo (4), encerrando a ações da 1ª Romaria Nacional do Terço das Crianças, o arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, dom Orlando Brandes, presidiu a missa das 8h, no Altar Central. A Missa foi diferente do habitual, pois contou com a ajuda das crianças durante toda a celebração e explicações sobre os momentos que a compõem, para que as crianças pudessem compreender e participar de forma profunda deste momento tão importante.

A iniciativa
O Terço das Crianças foi proposto pelo arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, dom Orlando Brandes, em 2020. Porém, devido à pandemia de COVID-19, precisou ser adiado. Agora, em 2022, as crianças foram convidadas a participarem deste grande movimento devocional.
“Como é bonito ver uma criança rezar o terço, isso nos empolga e nos abre cada vez mais para Deus. Esta é a 1ª Romaria do Terço das Crianças ao Santuário, que se tornará uma grande romaria, como acontece em Fátima [Portugal] e em outros santuários. Parabéns ao nosso Santuário por essa iniciativa! ”, comenta dom Orlando ao convocar a participação dos pequenos.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo Infantojuvenil do Santuário Nacional, Raquel Godoy, o Terço dos Homens e o Terço das Mulheres já eram realizados durante o ano, mas faltava o evento das crianças para unir toda a família.
“Faltava o espaço das crianças, que elas tanto pediam. As crianças contam para a gente que depois que elas rezam o terço sentem a presença de Nossa Senhora, se sentem mais perto de Jesus. E o que mais é a evangelização a não ser que a criança perceba a presença da Mãe e a presença de Jesus? ”, reflete Godoy.
A Romaria é também um espaço de promoção à cidadania das crianças, objetivo trabalhado nas ações desenvolvidas pelo Santuário Nacional ao longo do ano, algumas em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região.

“Esse projeto nasce, também, a partir do convênio muito bonito que nós temos, há muitos anos, com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região. Eles nos ajudam a fazer dessa iniciativa uma defesa clara das crianças, erradicando o trabalho infantil. É hora de rezar, mas é hora de brincar, fazendo com que as crianças entendam, de fato, que o trabalho infantil não é boa opção para ninguém”, ressalta o Reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo.

Compartilhe essa Notícia

Leia também