Reunião em preparação para a VI Jornada Mundial dos Pobres

Na tarde da terça-feira, 21 de junho, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém, se reuniu com vários organismos da Igreja de Belém para iniciar o planejamento da VI Jornada Mundial dos Pobres que será realizada no dia 19 de novembro de 2022.

A reunião contou com a participação de movimentos, comunidades e pastorais da Arquidiocese e na ocasião, Dom Antônio ressaltou que as jornadas sociais manifestam a acessibilidade da igreja para com a dignidade da pessoa humana, e que não há evangelização sem cuidado para a com cada indivíduo, de modo que a evangelização e a promoção humana constituem uma mesma realidade em 2 fases e a medida que nós promovemos e anunciamos a Jesus Cristo, devemos promover a dignidade humana, foi o que Jesus fez.

“Não basta apenas só falar de Deus, é necessário mostrar para as pessoas o Deus da vida, o Deus que liberta, o Deus que traz saúde, o Deus que respeita os direitos e assim por diante, modo que a evangelização e a promoção humana caminham juntas.”

A novidade desse ano será a ampliação dos parceiros, o desejo é envolver o maior número possível e com essa reunião primeira já se revelou uma certa sensibilidade muito significativa, e deveremos envolver também parceiros que não são da igreja, como o exército, ou forças armadas, polícia militar e algumas instituições governamentais ONGs, movimentos sociais e assim por diante.

Ao longo do segundo semestre terão novas reuniões com os grupos, movimentos, pastorais e comunidades em preparação para o evento. Que contará com lives, formações, discussões e estudos para aprofundar melhor o sentido da programação.

O Dia Mundial dos Pobres, fruto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, foi instituído pelo Santo Padre e ocorre no domingo anterior ao da Festa de Cristo Rei.