A Paróquia da Santa Cruz está realizando o processo de reimplantação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que consiste no acolhimento e formação de novos voluntários para a atuação pastoral.
Os interessados em tornarem-se agentes pastorais devem procurar a secretaria da Paróquia da Santa Cruz, realizar a sua inscrição prévia e aguardar o chamado para as reuniões de capacitação e espiritualidade pastoral.
A previsão é que o processo de reimplantação da PPI seja concluído até setembro, como parte das ações em preparação para o ano jubilar paroquial, por ocasião de seus 90 anos de criação.
PASTORAL DA PESSOA IDOSA – BREVE HISTÓRICO
A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo de ação social vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Foi fundada em 2004 pela Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista e, à época, coordenadora nacional da Pastoral da Criança.
Com o desenvolvimento das atividades da Pastoral da Criança, percebeu-se outro foco que carecia de assistência pastoral: as pessoas idosas.
A providência divina também quis que, por uma coincidência, Zilda ficasse presa no Aeroporto de Londrina, por conta do mau tempo, e lá viesse a conhecer o Dr. João Batista Lima Filho, médico e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
A conversa entre os dois foi fundamental para modelar o que viriam a ser os eixos de atuação da Pastoral da Pessoa Idosa.
A MISSÃO DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA:
A Pastoral da Pessoa Idosa tem como objetivo auxiliar espiritualmente os idosos das comunidades paroquiais, por meio das visitas domiciliares, que têm como objetivos, dentre outros:
Valorizar e dignificar a vida das pessoas idosas em seu domicílio, por meio de visitas, levando escuta, orientação, cuidado e afeto aos necessitados;
Providenciar os sacramentos àqueles que já não podem participar de celebrações públicas.
Os agentes são constantemente reunidos e formados a respeito de sua atuação. Todos os meses acontecem as reuniões com a finalidade de avaliar e planejar atividades.
Texto: Luis Pereira. – PASCOM Paróquia da Santa Cruz.
Foto: Camilly Cantuária. – PASCOM Paróquia da Santa Cruz.