Romaria da Juventude reúne mais de 500 jovens para louvar e adorar a Jesus Eucarístico

 
Foto: Henrique Carreira – Setor Juventude

A Romaria da Juventude (RMJ), em sua 21.º edição, com o lema, ‘Jovens, filhos de Maria, na Casa da Mãe de Nazaré’, que tradicionalmente reúne milhares de jovens, não saiu nas ruas da capital em mais um ano, por conta da pandemia do Covid-19, porém, a data não passou em branco. A RMJ em conjunto ao Setor Juventude, promoveram uma programação especial, no último sábado (16), na Basílica Santuário.

O encontro iniciou às14h, na Basílica Santuário, com a entrada solene dos jovens que compõe a coordenação da RMJ, com os ‘banners’ dos santos patronos, em seguida, a animação ficou por conta do Ministério de Música, Adorar Jesus, que animou os mais de 500 jovens da Arquidiocese de Belém, que participavam no Santuário e acompanhavam a transmissão pelos meios de comunicação da Rede Nazaré.

Logo depois, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, deu as boas-vindas aos jovens e lançou um desafio para a próxima Romaria.

Bem que gostaríamos de estar em uma das avenidas, com 80 mil jovens, mas, após dois anos, sem essa manifestação, no próximo ano, nós devemos chegar a 120 mil jovens. Então, se preparem, 120 mil jovens nas ruas no próximo ano, vamos trabalhar desde cedo, logo após o Círio, já convoco a comissão geral, para começar a pensar com o Setor Juventude, um processo de organização de todos os jovens, em vista, do terceiro domingo de outubro”, disse Bispo Dom Antônio.

Continuando a programação, o assessor regional da Pastoral Juvenil, Padre Maurício Henrique Almeida, partilhou a sua alegria em participar de mais um encontro dos jovens com Cristo.

“Amados jovens, como é bom estar com vocês nesta tarde, para juntos, neste momento de louvor e adoração, renovarmos a nossa adesão a nosso Senhor Jesus Cristo e dizer ao nosso Senhor, que queremos abraçar o seu Evangelho”, falou o Padre Maurício Almeida.

O Padre Maurício ainda convidou a Vereadora Dona Neves, para proferir algumas palavras, ela que foi a responsável pela criação do Projeto de Lei, que estabelece o Dia Municipal da Romaria da Juventude, que será em todo o terceiro sábado do mês de outubro.

“Em nome de Maria, eu saúdo os jovens. Estou muito emocionada, é o primeiro projeto de lei, foi Maria que me deu, pensando em você, jovem”, a Vereadora muito emocionada ainda desejou muita força aos jovens e se disponibilizou em ajudar a juventude.

Ainda foi apresentado para a assembleia a Coordenação do Setor Juventude, composta por Henrique Carreira, Karina Araújo, Jefferson José, André Ribeiro e Álvaro Nobuyuki e da Romaria da Juventude, Lucélia Miranda e Deuzimar Santos.

Seguindo o cronograma, iniciou por volta das 16h, a adoração ao Santíssimo Sacramento, com leitura do evangelho do dia e seguida da reflexão pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio, que meditou sobre o mistério da Eucaristia.

“Pão descido do céu não é o pão que o homem faz, significa que Jesus é o presente que alimenta, é o presente que nos fortalece, é o alimento que nos dá vida nova. Nós sabemos que os pães, são feitos pelos homens, é preciso trigo e para tê-lo em mãos, é preciso plantá-lo, cultivá-lo. Para fazer o pão, é necessário preparar a massa, ir ao forno, precisa de tempo, trabalho e suor. Contudo, aqui, temos outro pão, o que desceu do céu, a própria pessoa de Jesus”, partilhou o Bispo, Dom Antônio.

Logo depois, o bispo Dom Antônio, convidou os jovens a irem até o presbitério para se aproximarem mais de Jesus Eucarístico, para adorarem e encerrar a espiritualidade.

História

A Romaria da Juventude teve a sua primeira edição em 2001, organizada por jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, com apoio da Diretoria da Festa de Nazaré.

Com o propósito de contribuir para a conscientização a respeito da importância da juventude na igreja. A Romaria é um momento para os jovens louvarem e homenagearam Nossa Senhora de Nazaré.

A última procissão realizada antes da pandemia do coronavírus, em 2019, reuniu 35 mil jovens, segundo o Dieese-PA, animados ao som de um trio elétrico, com músicas e orações durante o percurso e conduzindo a Cruz Missionária, pelos grupos jovens e comunidades da Arquidiocese de Belém.

Veja mais fotos:

Foto: Comunicação da RMJ
Foto: Comunicação da RMJ
Foto: Comunicação da RMJ
Foto: Setor Juventude
Foto: Comunicação da RMJ

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também