Santa Missa recorda Dom Vicente Zico

 

Passaram-se oito anos da páscoa definitiva de Dom Vicente Joaquim Zico, saudoso Bispo Emérito da Arquidiocese de Belém, completados dia 4 de maio. Nessa data, a Igreja de Belém rezou pela alma do pastor na Missa presidida pelo Mons. Agostinho Cruz, Cura da Catedral Metropolitana de Belém. A celebração em intenção da alma de Dom Vicente foi às 18h, transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.
A Igreja de Belém relembrou do seu bispo, no mesmo lugar onde repousa o 8º Arcebispo Metropolitano, falecido aos 88 anos. Dom Vicente foi um pastor visionário, especialmente na área da Comunicação. Comunicativo, disposto e alegre, o Bispo Emérito deixou entre o seu extenso legado de suas obras, a Fundação Nazaré de Comunicação, paróquias criadas em seu governo arquidiocesano e centros de cultura e formação cristã.

“Caríssimos irmãos, e aqueles que nos acompanham pela TV Nazaré, unamos nossas orações neste mês de maio, dedicado à Virgem Maria, e hoje sufragando de modo especial, a alma de nosso saudoso pastor, Dom Vicente Joaquim Zico”, assim Mons. Agostinho iniciou a Missa. Associando à homilia os feitos de Dom Vicente, o sacerdote recordou a passagem dele pela Arquidiocese de Belém.
A celebração eucarística teve como mensagem principal a necessária atenção que o cristão deve ter como servos dedicados a dedicados a conhecer mais o Evangelho, as obras e a pessoa de Cristo para torna-lo cada vez mais conhecido e amado por toda parte, um papel que Dom Vicente desempenhou com esmero ao idealizar a Fundação Nazaré de Comunicação.

Seguiu-se o rito da comunhão e a Consagração a Nossa Senhora, momento dedicado a oração de agradecimento a Deus pela vida dedicada trajetória que Dom Vicente entregou à Arquidiocese de Belém.
“Rezemos por Dom Vicente e por todos os nossos fiéis falecidos”, disse Mons. Agostinho, recitando uma ‘ Salve Rainha’. Depois convidou os fiéis para “rezar também. Não deixem de passar na sepultura de Dom Zico e fazer também sua oração por esse nosso saudoso bispo”. Acompanhando a Missa pela internet, Cleude Silva juntou-se às orações: “Boa noite, padre Agostinho, peço pela alma de Dom Vicente Zico.
Ex-Arcebispo de de Belém, Dom Vicente era natural de Luz ( MG). Nasceu em 27 de janeiro de 1927. Chegou à capital paraense quando foi nomeado Arcebispo Coadjutor em 5 de dezembro de 1980, pelo na época Papa João Paulo II. Exerceu o cargo até 1990, quando foi nomeado arcebispo titular, sucedendo Dom Alberto Ramos, permanecendo no cargo até 2004.

No dia 13 de outubro daquele mesmo ano, Dom Vicente deixou a Arquidiocese de Belém, após ter a renúncia aceita pelo Papa João Paulo II, sucedido pelo agora Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, e ficcou em Belém como Arcebispo Emérito.

Compartilhe essa Notícia

Leia também