Santa Rosa: celebração do Jubileu de 90 anos de história

O Colégio Santa Rosa comemora este mês 90 anos de existência. A instituição de ensino religioso continua sua “missão de transmitir sabedoria e virtudes a gerações, apoiando-se em valores perenes que fortalecem a formação integral e favorecem a vida em sua plenitude”.

Para as religiosas do estabelecimento o momento é de festa, júbilo e alegria. “É de gratidão a Deus e a todos que passaram pelo Santa Rosa”. A instituição começou a celebração da data desde o mês de maio de 2021, com uma programação específica em cada mês, foram nove ações, desde então, até a chegada do aniversário, 15 de janeiro.

Apesar dos obstáculos, as irmãs Filhas de Sant’Ana, continuam com a sua missão, “educar e evangelizar todo o homem e o homem todo, proporcionando-lhe uma formação humana ético-cristã, segundo o carisma e a pedagogia materna de Madre Rosa Gattorno”, fundadora da Congregação das Filhas de Sant’Ana , responsáveis pela instituição de ensino.

Uma das características da instituição, de acordo com as irmãs filhas de Sant’Ana, é o espírito de família que reina no lugar, procurando “assumir como proposta filosófica e pedagógica uma educação integral e humana, que forma pessoas solidárias, positivas, comprometidas com os princípios éticos e cristãos de respeito, solidariedade e tolerância”.

Essa formação humana, está baseada em um projeto educacional norteado pelo “Dever Ser”, do Instituto das Filhas de Sant’Ana, cuja filosofia é anunciar e testemunhar a Palavra, fundamentada no carisma e na espiritualidade de sua fundadora, Madre Rosa Gattorno.

Histórico

O Papa Pio IX, no dia 3 de janeiro de 1866, em audiência com Madre Rosa, profetizou: “teu instituto ó Rosa se estenderá rapidamente como o voo da pomba por todas as partes do mundo. Deus cuidará de teus filhos. Pensa só em Deus e na sua Obra”. O ecoar destas palavras consoladoras e proféticas, diante de quem já havia pronunciado o sim da obediência e da fé, propagou-se por cinco continentes. SIM, foi de um profundo ato de amor e fé que nasceu o Instituto, Obra de Deus como chamava Madre Rosa. Após 18 anos dessa profecia, no ano de 1884, chegam ao Brasil, as primeiras Filhas de Sant’Ana. Belém do Pará acolheu a semente da Obra de Deus, nascida do Sim de Madre Rosa Gattorno.

A atuação das primeiras Irmãs foi uma sequência de exemplos de abnegação, devotamento espírito de sacrifício, frutos de um trabalho silencioso e produtivo, realizado com o único intuito de continuar a obra como espaço da missão educativa.

Tantas outras Irmãs, também foram como heroínas, desenvolvendo o seu trabalho no anonimato, suportando os obstáculos, fortalecidas pela fé.