No dia 29 de junho, quinta feira, a tradicional Paróquia de Sant’Ana da Campina, a segunda Igreja mais antiga da Arquidiocese de Belém, realizará a festa em homenagem a São Pedro, co-padroeiro da Igreja, com a celebração da Santa Missa às 12h e às 17h.
A imagem de São Pedro, o 1º Papa, que está sentado na Cátedra Pontifical, mede 1,80m de altura; é uma reprodução perfeita da mesma imagem que se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma, Itália. No Brasil, a única réplica que existe, encontra-se na Igreja de Sant’Ana da Campina, na capital de Belém.
O Monsenhor Domingos Dias Maltez, pároco da Igreja de Sant´Ana, à época, no início do século XX, foi quem encomendou e mandou buscar a escultura de São Pedro em Roma, a qual foi benta em 17 de dezembro de 1909, por Dom Santino Maria da Silva Coutinho, 2º Arcebispo do Pará, sendo um dos paraninfos, o benemérito Intendente de Belém, Antonio Lemos.
A escultura de São Pedro possui 114 anos e existe uma crença que a imagem possui um “pé-quente” e um “pé-frio” . Isto porque a imagem tem um pé feito de gesso e outro de bronze.
Foi assim que teve início a bela devoção a São Pedro e há 114 anos na Igreja de Sant’Ana, convidando os fiíes a amar o projeto de Jesus.
A imagem de São Pedro é visitada por grande número de pessoas que fixam os olhos com veneração no pé direito do chefe da Igreja.
No dia do Santo, os fiéis poderão visitar a igreja, participar de Missas e do arraial que terá venda de alimentos, bazar, artigos artigos religiosos e sorteio da barca de São Pedro.