Seguem transferências e trocas de funções dos padres

Estão previstos também a criação de paróquias, áreas missionárias e mais seis santuários

 

No dia 14 de janeiro, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, empossa o Padre João Paulo de Mendonça, como novo Reitor da Igreja Nossa Senhora das Mercês, às 19h, na própria Reitoria.
O Cônego Antônio Beltrão, deixa a Igreja das Mercês e Chancelaria da Arquidiocese para assumir a Paróquia Sant’Ana da Campina. A posse será no dia 11 de fevereiro. A Chancelaria passa a ser cuidada pelo Renato Santos, atual arquivista da Arquidiocese de Belém.

O Cônego Roberto Cavalli Júnior deixa a Catedral Metropolitana e a diretoria da Fundação Nazaré de Comunicação e assumirá como Reitor do Seminário Maior São Pio X, ainda no mês de janeiro. Padre Wagner Maria, atual pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora Conceição Aparecida, passa a ser o novo Diretor Geral da Fundação Nazaré.
O novo Cura da Catedral Metropolitana, será o Monsenhor Agostinho Filho de Sousa Cruz, que tomará posse no dia 15, às 9h, durante missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. Monsenhor Agostinho também já tem como função a coordenação de Pastoral e é o atual Vigário Geral da Arquidiocese, junto ao Monsenhor Marcelino.
A Arquidiocese de Belém começou em 20 de dezembro as tradicionais transferências e troca de funções dos padres com objetivo de dinamizar o atendimento pastoral nas paróquias e nas instruções Arquidiocesanas.

Criações
Além das transferências e trocas de funções, estão previstos para 2023 a criação de paróquias, áreas missionárias e mais seis santuários, sendo um na Região Episcopal Sant’Ana (Santuário de São Judas Tadeu), Região Menino Deus (Santuário Nossa Senhora das Graças), na Região São Vicente de Paulo (Santuário de Santa Rita de Cássia).
Na Região Nossa Senhora do Ó (Santuário de Nossa Senhora do Ó), Região São João Batista (Santuário São João Batista) e Região Coração Eucarístico de Jesus (Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio). Com as novas instalações, a Arquidiocese de Belém passará a ter  Santuários em todas as oito Regiões Episcopais. 

As transferências ocorrem todos os anos, e desta vez seguem até o mês de março. Neste primeiro momento haverá mudança em 28 paróquias, nas Regiões Episcopais, nos Seminários,  Fundação Nazaré e Chancelaria.  As trocas anunciadas podem sofrer alterações sem aviso.
A primeira posse, em 20 de dezembro passado, foi do Padre Oziel Feitosa Ribeiro, que passou a ser Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica. Neste mesmo ato o Padre José Maria da Silva Santos, assumiu a função de Vigário Paroquial.  A Santa Missa da posse foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Compartilhe essa Notícia

Leia também