Cada aniversário do Seminário Maior São Pio X é uma oportunidade de júbilo para a Igreja em Belém do Pará. “É com alegria e muita gratidão a Deus que celebramos este dia especial para a Casa de Formação de nossa Arquidiocese, de onde tantas vocações tem saído para fortalecer a nossa missão e ampliar cada vez mais a presença da Igreja nesta porção da Amazônia ”, declarou Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, nos ritos iniciais da Missa Solene para celebrar a data.
O aniversário do Seminário é nesta sexta-feira, 19. No entanto, o Arcebispo de Belém Dom Alberto estará em São Paulo para a peregrinação da Arquidiocese de Belém ao Santuário Nacional de Aparecida, razão pela qual foi antecipada a celebração festiva para a noite do dia 15 de maio.
A Casa de Formação da Arquidiocese de Belém tem agora à frente o cônego Roberto Cavalli, como Reitor, que destaca a importância dessa data. “No próximo dia 19 de maio de 2023 o Seminário Maior São Pio X da Arquidiocese de Belém completar 57 anos de existência”.
O reitor alegra-se pela passagem do aniversário e fala também sobre as comemorações. “O Seminário é a casa de formação dos futuros sacerdotes da Igreja de Belém. Abrimos as comemorações no dia 15 de maio com Missa presidida pelo Senhor Arcebispo, Dom Alberto Taveira, com a presença de vários sacerdotes e grande número de fiéis”
SEMINARISTAS
Dedicado a formar vocações, foram elas o destaque da Missa de Ação de Graças. Na ocasião, Dom Alberto fez o ato de admissão às Ordens Sacras de 12 seminaristas.
Trata-se de um momento muito importante da celebração eucarística, explica côn. Roberto. “Com este rito os seminaristas manifestam, publicamente, o desejo de fazer o caminho para o sacerdócio, de doar sua vida para o Senhor e para sua Igreja. Este momento faz parte do itinerário da formação dos seminaristas”.
“Com muita alegria comemoramos estes 57 anos do Seminário São Pio X, conhecido como “coração da Igreja de Belém”, ressaltou Dom Alberto durante a Missa. Já em ritmo de festa, a Arquidiocese começou as celebrações com o Rito de Admissão de 12 jovens seminaristas, que estão em formação para serem ordenados novos sacerdotes da Igreja de Belém.
“Comemorar o aniversário é motivo de grande alegria, por aqui passaram a maioria dos nossos padres como seminaristas, além de alguns que aqui contribuíram para formação. Para mim, que hoje estou na missão de reitor, é uma alegria enorme poder celebrar esta data com os seminaristas e o clero de nossa querida Arquidiocese, aqui é o coração da Igreja de Belém. Dois sentimentos são muito fortes. Primeiro, a gratidão por tantas pessoas que aqui passaram, sacerdotes e leigos, que contribuíram, imensamente, com esta casa, gratidão por todos que passaram aqui como seminaristas. Outro sentimento é de esperança, que esta casa sempre forme bons sacerdotes para nossa Igreja de Belém. Viva ao Seminário São Pio X! Viva a Igreja de Belém!”, diz côn. Roberto.