Setor Juventude Belém completa 10 anos

No último sábado (05), o Setor Juventude Belém completou 10 anos de história. A programação aconteceu na Igreja de São João Paulo II, da Casa da Juventude Comunidade Católica (Caju), e contou com a participação de cerca de 35 expressões da Igreja Católica, que atuam com a juventude em Belém. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré também esteve presente na programação.

Criado no contexto da preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu pela primeira vez no Brasil em 2013, no Rio de Janeiro, o Setor é um projeto da Igreja Católica direcionando evangelizar o público jovem, de modo particular na América Latina, que tem como objetivo, entre outros, favorecer a integração e o diálogo entre os diversos segmentos juvenis da diocese.

De acordo com a coordenadora do Setor Juventude Belém, Eduarda Sanches, completar uma década traz renovação e um fortalecimento dos jovens da Arquidiocese de Belém. “Celebrar os 10 anos do Setor Juventude foi ter uma resposta concreta de que estamos no caminho certo em relação à evangelização dos jovens na Amazônia. São 10 anos de muita luta e missão”, comemora a coordenadora.

O Setor Juventude e a Comunidade Caju

A Casa da Juventude faz parte o Setor Juventude desde a sua criação, em 2012. Para a integrante do Conselho Pastoral da Caju, Priscila Marques, a partir desse momento a juventude começou a ser protagonista de muitos momentos na nossa Igreja em Belém, e a Casa da Juventude fez parte desse protagonismo. “Desde a primeira reunião, em 2012, nós fomos chamados a participar e para nós foi uma alegria muito grande fazer parte desse grupo com uma importância tão grande para a juventude da Arquidiocese de Belém”, comenta.

Priscila também recorda que em 2012, o Setor Juventude também teve um papel muito importante na realização do Bote Fé em Belém. O Bote Fé foi um evento que rodou o Brasil todo desde 2011 para divulgar a Jornada Mundial da Juventude no Brasil em 2013. “Foi um evento de evangelização importantíssimo que percorreu muitas cidades do Brasil, e nós tivemos a graça de acontecer em Belém”, relembra.

Foi graças ao Setor Juventude que a Caju passou a integrar movimentos nacionais de congregação dos jovens. “Nós passamos a fazer parte do Setor Juventude na CNBB, e em 2014 nós tivemos a alegria de receber um encontro dos Jovens Conectados [a Comissão para a Juventude da CNBB] aqui em Belém, na Casa da Juventude. E nós colhemos esses frutos até hoje. Belém passou a ser referência na evangelização da juventude desde então”, comenta a integrante da Caju.

Sobre o Setor Juventude

Na CNBB, em âmbito nacional, o Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas (expressões da fé), a organização e a espiritualidade de cada segmento da Igreja Católica.

Na realidade diocesana, o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades e especificidades de cada realidade e segmento juvenil.
Fazem parte do Setor: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude. Nas dioceses onde há Centros e Institutos de Juventude, estes também podem fazer parte do Setor.

Compartilhe essa Notícia

Leia também