Um padre gerado na Paróquia São Jorge

Nossa paróquia vive dias de júbilo, pois saído da nossa paróquia, Pe. Roberto Ademir Melgar Henriques Júnior, ou simplesmente Padre Júnior, foi ordenado presbítero em nossa igreja matriz no último 8 de dezembro, sob as bênçãos de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição. Nasceu e se criou ao redor de São Jorge, o Santo Guerreiro e, agora, nessa paróquia sob seu patrocínio, foi gerado pelas mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa sacerdote para o serviço de Cristo em sua Igreja.

Em preparação a esse evento, foi realizado um tríduo vocacional com a celebração da Eucaristia, tendo para cada dia, um tema e sua iluminação bíblica. No primeiro dia, com presidência do Pe. Raimundo Ribeiro, SJC, seguimos o tema VOCAÇÃO À VIDA, à luz de Gn 1, 26-28: “À sua imagem e semelhança os criou”. Pe. Raimundo destacou que, sendo imagem e semelhança de Deus, cada ser humano carrega em si uma semente de vida, e vida plena, com aspiração à perfeição no amor, atributo próprio de Deus. Isso nos impele a reconhecer e preservar a vida como valor absoluto desde sua concepção até seu ocaso natural. No segundo dia, em missa presidida pelo Pe. Paulo Oliveira, tivemos como tema a VOCAÇÃO CRISTÃ, inspirado em Mt 23,8: “Vós sois todos irmãos”. Contém aí uma ideia forte que o Papa Francisco toma como base da construção de uma sociedade de fraternidade e amizade, podendo assim superar todo tipo de desigualdade e violência, num empenho incessante para construção de uma cultura de paz. No terceiro dia, encerrando essa jornada de reflexão e preces, presidiu a santa missa Pe. Richardson Santos que discorreu VOCAÇÃO RELIGIOSA E SACERDOTAL, tomando como referência Mt 4, 18-22: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. Padre Richarson destacou essas vocações específicas como experiência de mistério e do fruto de encontro amoroso entre Deus e a pessoa por ele chamada. A resposta a ser dada deve expressar alegria de servir em especial na transmissão da Palavra, celebração da Eucaristia e, concessão do perdão mediante o sacramento da Penitência.

“Vivi com grande alegria os dias que antecederam a ordenação presbiteral de Pe. Roberto Junior, foram dias especiais e esclarecedores. O Tríduo Vocacional realizado em nossa estimada paróquia, me levou a refletir sobre Vocação a Vida, Vocação Cristã e Vocação Religiosa e Sacerdotal. Obrigada aos Padres que presidiram nesses três dias por me tornar clara a importância da Vida Sacerdotal.”, disse a paroquiana Cherry Oliveira, coordenadora dos Leigos dos Joseleitos.

Dom Alberto, na homilia proferida na ordenação, partiu da figura de Maria, a Imaculada Conceição. Lembrou então que em Lourdes, na França, Nossa Senhora aparece à Santa Bernadete num lugar onde havia muito lixo. Mesmo assim ela se mostra dizendo ser a “Imaculada” – sem mácula, pura – a sinalizar a santidade que vem do céu. Completou que assim deve ser o padre. Ainda que tenha de conviver com um mundo marcado pela sujeira do pecado e outras maldades, ele deve buscar os meios adequados a fim de se preservar limpo e ajudar o mundo a se purificar.

Na primeira missa que presidiu na Paróquia São Jorge, Pe. Junior, falando sob inspiração da Palavra da liturgia do dia, associou a vida cristã, leiga e consagrada sacerdotal, a uma resposta ao convite à alegria. Alegria como reflexo de atitudes que expressem acolhida às propostas de Jesus de cada um cultivar o amor concretizado na comunhão com Deus e atenção aos irmãos e irmãs em suas aflições.

O Neosacerdote, Pe. Roberto Junior, demostrou sua alegria por vivenciar esses dias de festa em nossa paróquia: “Com grande alegria vi minha paróquia de origem, a Paróquia São Jorge, se movimentar para a organização da minha ordenação presbiteral. Foi muito gratificante celebrar o tríduo vocacional em nossa casa, com a abertura do mesmo celebrada pelo Pe. Raimundo, nosso pároco e com a presença de dois padres convidados e fazem parte de minha caminhada vocacional. Ainda mais gratificante foi ver a paróquia acolher pela primeira vez uma ordenação. Agradeço a todos na pessoa do Pe. Raimundo Ribeiro, pároco de nossa paróquia por toda organização para esta celebração. Também tive a alegria de render graças ao Bom Deus no último dia 12, ao celebrar pela primeira vez a Santa Missa em nossa paróquia. Que o Bom Deus abençoe a todos!”

Bendito seja Deus pelo sim do Pe. Junior e tantos outros. Que seja um testemunho a incentivar outros a seguirem semelhante­­ caminho.

Pe. Raimundo Ribeiro Martins, SJC

12 de dezembro de 2021