A Arquidiocese realizou em Belém as “24 Horas para o Senhor”. Este ano, a programação aconteceu na Reitoria Nossa Senhora das Mercês, sob a direção espiritual do reitor, padre João Paulo de Mendonça Dantas. A vigília de oração foi aberta sexta-feira, dia 18, e estendeu-se até sábado, 19, concluindo-se com a Santa Missa.
A vigília iniciou com a Missa na sexta-feira, dia 17, às18h30. Os fiéis foram acolhidos na igreja pelo padre João Mendonça e, após a Santa Missa, seguiu-se o primeiro de vários momentos reservados, especialmente, à Adoração ao Santíssimo Sacramento.
“Especialmente junto ao Coração de Jesus, nós desejamos chegar com nossos irmãos nesta vigília”, disse o padre João Paulo. Ele conduziu toda a programação em Belém, preparada conforme a inspiração que levou o Papa Francisco a realizar às 24 Horas para o Senhor ao dar início ao seu pontificado na Santa Sé.
Intercalada pela oração, reflexões da mensagem de Deus, a Adoração ao Santíssimo Sacramento prolongou-se até às 6h do sábado, dia 18. Ainda pela manhã, a Eucaristia renovou para os fiéis à força pela Santa Missa às 8h30.
A programação propiciou aos fiéis presentes viverem um tempo de arrependimento e também de intimidade com o Senhor, um fortalecimento pela fé de cada um em preparação o 4º domingo da Quaresma. A participante Nazaré Sousa, sempre que pode, participar da iniciativa. “É muito importante para mim, participar dessa vigília é estar mais perto de Deus. Eu aproveito para refletir sobre a minha vida e agradecer pelo imenso amor de Jesus, por Ele morrer na Cruz, por amor a cada um de nós. Saio mais forte na fé também”.
Concluída a celebração eucarística da manhã de sábado, iniciou um novo momento no mesmo dia, 18, sequência de oração vivenciada pelos fiéis até o encerramento da vigília, novamente, com a celebração da Santa Missa às 17h30.
A Vigília
“Oh, Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!” (Lc 18, 13) foi o tema da “Vigília de Oração 24 Horas para o Senhor” na Arquidiocese de Belém neste ano. A programação ocorreu do dia 17 para o dia 18 de março na Reitoria Nossa Senhora das Mercês, localizada no bairro do Comércio.
A Vigília “24 Horas para o Senhor” é um evento internacional promovido pela Igreja, integra o calendário atual da Quaresma, como preparação para o 4º Domingo da Quaresma (Domingo da Alegria) que anuncia a proximidade da Páscoa, permitindo aos fiéis viver antes disso um tempo de arrependimento e intimidade com o Senhor e, assim, bem viver a Páscoa.
Trata-se da 10ª edição das “24 horas para o Senhor”, iniciativa quaresmal de oração e reconciliação desejada pelo Papa Francisco, celebrado nas dioceses de todo o mundo na véspera do quarto domingo da Quaresma, de sexta-feira a sábado. Em preparação “a Páscoa da Ressurreição, as igrejas permanecem abertas durante um dia inteiro, a fim de oferecer aos fiéis e peregrinos a ocasião de parar a qualquer momento em adoração e a oportunidade de se confessar.
Vaticano
Este ano, para melhor marcar presença nas comunidades paroquiais, o Papa Francisco presidiu as “24 horas para o Senhor”, no dia 17 de março, às 16h30, na Paróquia de Santa Maria delle Grazie al Trionfale, na Piazza Santa Maria delle Grazie. Durante a celebração os fiéis que desejaram, receberam o Sacramento da Reconciliação.