A Arquidiocese de Belém celebra momento significativo para esta Igreja Particular da Amazônia, na área das vocações. A Paróquia São Pio X acolheu o povo de Deus no dia 2 de junho na Santa Missa de Instituição dos Ministérios do Leitorado e do Acolitado, solene passo na jornada de formação de seminaristas do 2º ano e 3 º ano da Teologia, candidatos ao sacerdócio no futuro.
A assembléia também prestigiou naquela Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a admissão às Ordens Sacras para seminaristas do 1° ano de Teologia.
A celebração eucarística também expressou Ação de Graças a Deus da Arquidiocese de Belém pelo transcurso dos 56 anos do Seminário Maior São Pio X, prévia arquidiocesana para o 3º Ano Vocacional promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a ser aberto em novembro vindouro e vivência pela Igreja em 2023, como nota celebrativa também dos 40 anos do primeiro ano temático que foi dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.
A instituição dos Ministérios é rito realizado depois dos seminaristas terem passado por todo o processo para a formação Sacerdotal, fundamentado na Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento que trata sobre o dom da vocação presbiteral, o qual observa o amadurecimento dos candidatos e seu discernimento no que diz respeito à vida e à vocação, impulsionando-os candidatos para a fase dos Estudos Teológicos em que devem aproximar-se mais da referência que é Jesus Cristo, o Bom Pastor.
Nesta pagina, o registro da cerimônia religiosa que levou à Paróquia São Pio X os familiares, amigos e padres que fazem parte das suas histórias vocacionais de 12 seminaristas da etapa de Configuração (Teologia) que receberam os ministérios do Leitorado e do Acolitado.
A partir de agora os seminaristas com Leitorado podem fazer a leitura da Palavra na Liturgia. Os que receberam o Acolitato podem auxiliar o bispo, o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Eucaristia, preparação necessária à futura ordenação diaconal e presbiteral.
A celebração também oficializou a Admissão às Ordens Sacras de cinco seminaristas entre os candidatos, que na ocasião, manifestaram, publicamente, a vontade de entregarem suas vidas a Deus e à Igreja. E a assembleia reunida os acolheu após o oferecimento, escolhendo-os e chamando-os, a fim de prepararem-se para a recepção da mesma Ordem Sacra a que aspiram, agregando-os, regularmente, entre os candidatos ao Diaconato ou ao Presbiterado.