“24 horas de oração para o Senhor” foi realizada na Igreja das Mercês

Foto: Luiz Estumano

Fiéis lotaram a Igreja de Mercês, no bairro da Campina, para participar da Vigília de Adoração “24 horas de oração para o Senhor”, atendendo ao pedido do Papa Francisco.

A Vigília é um pedido do Papa Francisco ao mundo para um forte momento de oração. “24 horas para o Senhor” é realizada na terceira sexta-feira do período da Quaresma, tempo de oração, jejum e caridade vivido pela Igreja.

Para o cônego Antônio Beltrão, reitor da Igreja das Mercês, a realização da Vigília durante o tempo quaresmal é importante para escutar, com mais clareza, a voz de Deus. “A importância da vigília, dentro da perspectiva da Quaresma, vem justamente nos convidar a esta introjeção maior para que diante do Senhor possamos nos encontrar com Ele e fazer a nossa experiência de revisão de vida, de oração e tornar mais fecunda a voz Dele.
Para ouvir melhor a voz do Senhor fazendo essa parada, e a quaresma é justamente para isso, retirar–se, mas também não é ir só a um lugar a parte, mas também no sentido de buscar dentro de si as coisas que talvez estejam ali atrapalhando o processo de crescimento pessoal e espiritual”.

A programação iniciou na sexta-feira, 29, com Santa Missa e seguiu com Adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações, momento mariano e via sacra até o sábado, dia 30, com celebração eucarística.
De acordo com o cônego Beltrão, a programação para as “24 horas para o Senhor” foi organizada com antecedência para proporcionar uma boa experiência aos participantes. “A perspectiva nossa foi justamente de procurar oferecer o melhor para comunidade. “Então nós já procuramos uns dias 20 dias atrás procurar organizar da melhor forma possível para oferecer o melhor, afim de que as pessoas que aqui venham possa fazer a sua oração, possam ter o seu momento com o Senhor e a iniciativa alcança o seu objetivo”, destacou.

Desde 2013, a Igreja das Mercês realiza uma grande Vigília Eucarística, toda sexta-feira de cada mês, a pedido do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, sempre no horário de 20h (da sexta-feira) às 6h da manhã (sábado).

24 horas de oração para o Senhor

A vigília “24 horas de oração para o Senhor” já ocorre há seis anos e foi uma iniciativa proposta pelo Santo Padre, que se tornou mundial, para que todas as pessoas tivessem a possibilidade de realizar uma experiência pessoal da infinita misericórdia de Deus.

Em 2019, a Vigília abordou o tema “Nem eu te condeno”, inspirado pela passagem bíblica João 8,11. A proposta do momento é marcada pela Adoração Eucarística, pela reflexão e pelo convite a conversão pessoal. A contemplação da imagem de Jesus que oferece a Infinita Misericórdia como ocasião de graça e vida nova.