A Senhora Aparecida e o dia 12 de outubro

Foto: Reprodução/ Portal A12

Talvez você não saiba, mas a festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: 08 de dezembro, quando a Igreja celebra a solenidade da Imaculada Conceição, primeira padroeira oficial do Brasil; 5º domingo após a Páscoa; 1º domingo de maio, mês de Maria; 7 de setembro , por ocasião das comemorações da Independência. Mas na assembléia geral de 1953 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro de cada ano.

De acordo com historiadores, a data foi escolhida em associação com o Descobrimento da América, o que não tem explicação muito clara.

Durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei n. 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.

Com relação ao aspecto religioso, a data da Festa de Nossa Senhora Aparecida tem o objetivo de reviver o início dessa devoção, ocorrido em outubro de 1717, com o “aparecimento” da Imagem no Rio Paraíba do Sul.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, a 8 de setembro de 1904, quando recebeu a coroa de ouro ofertada pela Princesa Isabel e o manto na cor azul anil, ricamente bordado, representando a realeza e a proteção de Maria sobre a nação (foto ao lado).

No ano de 2012, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A mesma passou por minucioso processo de restauro em 1978, após o atentado em que foi quebrada em mais de 200 pedaços.

.: Reze a Oração Jubilar a Nossa Senhora Aparecida